Thursday, October 12, 2006

{receita} Pão de cebola da tia Massa



Ingredientes
» 1 envelope (11g) de fermento biológico seco (eu uso o fermix da dona benta)
» 1 cebola grande picada
» 1 envelope de sopa de cebola
» 2 colheres (sopa) de açúcar
» 2 copos (americano) de leite
» 2 ovos
» 1 copo (americano) mal cheio de óleo
» 1kg de farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de fazer
Misture, em uma caneca, o fermento, 2 colheres de farinha, 1 colher de açúcar e 1/2 copo de leite morno. Deixe crescer por alguns minutos.

Enquanto isso, bata no liquidificador a cebola, o leite e o açúcar restantes (pode ser frio), óleo, ovos e a sopa de cebola. Reserve.

Coloque metade da farinha em uma tigela grande, faça uma cova no meio. Verifique se o fermento já cresceu e deite-o na cova juntamente com a mistura liquidificada. Mexa bem com uma colher de pau. Vá acrescentando a farinha aos poucos e mexendo. Deve resultar numa massa nem mole nem dura. Quando chegar no ponto, bata com a batedeira (com as pás apropriadas para bater pão) por 10 min.

Passe um pouco de óleo nas mãos, modele os pãezinhos e coloque em uma fôrma untada com uma boa distância entre eles. Ou, se preferir, unte três fôrmas de bolo inglês (tamanho médio) e divida a massa em três partes.

Enrole bem em uma toalha e mantenha em local aquecido por 40 min.

Asse em forno baixo por cerca de 50min ou até os pães ficarem morenos.

Dicas
As meninas quituteiras amigas que conheci através de seus maravilhosos blogs de culinária me disseram (Karen e Patrícia) certa vez que o segredo de um pão fofinho está em sovar beeeem a massa. Pois bem, meus pães sempre ficavam "tristes, feios e embatumados" e eu "já tinha desistido dessa arte" (parafraseando uma amiga). Mas, então, lembrei-me que minha batedeira tinha a tal das pás de bater massa de pão :-D! Fiquei tããão feliz que deu certo :-)! Many thanks, meninas!
Outro truquinho: como minha casa não é das mais quentes, programo a "fabricação" dos pães para um dia em que eu vá fazer outro assado no forno (ultimamente tem sido os cookies de aveia, damasco e castanha) e, na hora de deixar crescer, coloco na parte de cima do fogão, o que deixa os bichos bem quentinhos :-D!

Sugestão
É ótimo no café da manhã ou lanche da tarde apenas com uma camadinha de manteiga, ou requeijão, ou patê de queijo ou coalhada. Mas também vai bem com frios como presunto e queijo ou queijo e salame!
Ele fica melhor quando não é guardado na geladeira, mas, se guardar, você pode colocar as fatias na torradeira que fica ótimo.

Serviço
Essa receita não é da mamãe, mas da irmã dela :-), minha querida tia Massa.

4 comments:

Karen said...

Que receita boa! A cebola deve dar um gostinho especial.

miki w. said...

dá sim, karen! fica bem suave!
bjs, miki

Akemi said...

Adorei, vou fazer assim que encontrar a sopa! Assanhou as lombrigas!

miki w. said...

hahahaha ;-), nós e as lombrigas, né, akemi!
fica muito gostosinho, faça sim e depois me conte!
bjs e ótimo fds, miki