Wednesday, October 11, 2006

{receita} Goulash



Ingredientes
» 3 colheres (sopa) de óleo de milho (usei de girassol)
» 4 a 5 cebolas picadas (800 g)
» 2 colheres (sobremesa) de páprica doce (prefiro a picante)
» 1 kg de vitela sem gordura ou músculo
» sal a gosto
» pimentão verde para guarnecer
» 1 cenoura cortada em fatias (essa ficou por minha conta!)

Modo de fazer
Pique as cebolas. Corte a carne em cubos de mais ou menos 3 cm.

Aqueça o óleo em uma panela grande, de preferência de fundo espesso e refogue as cebolas. Elas devem apenas murchar, sem mudar de cor. Acrescente a carne, refogue rapidamente e junte a páprica. Cubra com água e salgue com cuidado.

Baixe o fogo e deixe cozinhar durante 1:40 aproximadamente. Se usar músculo, aumente o tempo de cocção até que a carne fique bem macia. O tempo vai depender da qualidade da carne e da intensidade do fogo. Vá vigiando a panela e mexendo de vez em quando. Se necessário, coloque mais água.

Verifique o ponto da carne, que deve ficar bem macia, quase se desfazendo (um pouco antes disso, acrescente a cenoura para que cozinhe, mas não se desfaça). Verifique os temperos, salgue e apimente, se necessário. Transfira para uma travessa, decore com as fatias de pimentão e sirva.

Sugestão
Eu gosto bastante com arroz branco, batatas fritas à moda da mamãe e uma saladona.
Saul recomenda com um tipo de nhoque também húngaro (o prato típico é servido nesse formato) chamado galuska ou uma boa massa cozida e apenas passada na manteiga.

Serviço
Adaptada da receita original de Saul Galvão, retirada do caderno Paladar (suplemento de gastronomia d'O Estado de São Paulo)

3 comments:

Akemi said...

Se eu não visse a receita diria que tem tomates! Como fica bem grosso o molho, não? Deve ser super saboroso!

Karen said...

O molho está bem espesso mesmo! Do jeito que gosto, mas tem que ser vitela? É meio difícil de encontrar por aqui...

miki w. said...

pois é, akemi! quando vi a foto, fiquei duvidando, achando q o saul já estava ficando gagá e esquecendo de dizer q o prato levava tomate - rs! mas a cor é devido à páprica!

karen, o molho espesso é por conta dos 800g de cebola que, com o cozimento prolongado, derrete e faz esse molho ma-ra-vi-lho-so! olha, eu não consigo gostar de vitela, por isso, usei músculo (ele diz q esta carne tb pode ser usada!).

bjs! e bom feriado,

miki