Tuesday, October 17, 2006

{receita} Bolo de chocolate



Ingredientes
» 1/2 tablete de margarina (50g) em temperatura ambiente
» 2/3 xícara (chá) de açúcar demerara
» 1 ovo grande
» 1 1/2 xícara de farinha de trigo
» 1 colher (sopa) de fermento em pó
» 1 xícara (chá) de leite
» 1/2 tablete de chocolate meio amargo derretido em banho maria

Modo de fazer
Misture a farinha e o fermento e reserve.

Bata a margarina com o açúcar até obter uma pasta homogênea. Adicione o ovo inteiro e mexa bem. Vá acrescentando aos poucos e alternadamente a mistura de farinha e o leite. Por último, o chocolate derretido, misture até agregar tudo muito bem.

Deite em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno moderado (180ºC) pré-aquecido.

Sugestão
Ótimo no café da manhã ou lanchinho da tarde com café cowboy. Também gosta do acompanhamento de uma bola de sorvete de creme e/ou uma calda quente de chocolate :-). Derrete-se todo por três colheres de baileys!

9 comments:

Akemi said...

Parece tão fofinho! Hummmm! Já tem um tempinho que não faço um bolinho de choco, ai ai ai! Vc sempre assanhando as minhas lombrigas! rsss
Adorei essa idéia de regar com Bailey's!

Karen said...

Eu também não como bolo de chocolate há séculos! Deve ser bom mesmo com um café cowboy! Chocolate e café sempre casam bem!

miki w. said...

hehehe, meninas! antes da minha última incursão (que já faz algum tempo e não foi muito bem sucedida) também fazia algum tempo que eu não comia bolo de choco. Esse realmente me surpreendeu! E tratei logo de guardar em um pote tampado para ele não ressecar!

Karen, também adoro chocolate e café, aliás, tenho uma mania que é comer a sobremesa sempre acompanhada do café e não depois (a não ser que seja uma sobremesa que não tenha nada a ver com café como uma mousse de maracujá rs).

bjs! miki

Eli said...

Que fofinho deve estar. Vou fazer sua receita pro meu filhote.

miki w. said...

hehehe, faça sim, eliana, acho q ele vai adorar! a "fofurice" deste bolo me surpreendeu. meus bolos de choco nunca costumam ficar exatamente fofinhos. uma receita simples, que vale a pena!
bjs, miki

Valentina said...

Ai que bolo charmoso. Me conta o que é: cafe cawboy.Estou curiosíssima.bjs

miki w. said...

hahaha, valentina, eu sou terrível. adoro dar nome pras coisas. ifigênia, minha lombriga de estimação, que arregala os olhos e/ou pula diante de qualquer gostosura que leio nos blogs de vcs por exemplo.

café cowboy é minha definição para o café puro, puríssimo, sem açúcar ou adoçante. cowboy à semelhança do uísque puro, sem nenhum gelo (rs).

bjs! miki

Anonymous said...

quando viajei para Rússia comi um bolo de chocolate que logo me inojei lembrei logo do chocolate do Brasil que é mil veses melhor lá o chocolate é bem artificial pois no país se faz muito frio e não da para fortalecer o plantio do cacau falando em bolo vou logo agora fazer um bolo de morango com chocolata

miki w. said...

bruna! gostei de saber essa história da russia! interessante, não sabia dessa peculiaridade.

e aí, como ficou seu bolo?

[ ]s

miki