Monday, September 04, 2006

Iogurte da Mamãe



Ingredientes
» 1l de leite (de saquinho - tipo C) ou de garrafa (tipo A - marca "da Fazenda"). Os longa vidas não costumam dar bons resultados, o iogurte fica muito aguado.
» 1 1/2 pote de iogurte sabor natural Activia (da Danone)

Modo de fazer
Ferva o leite. Deixe descansar até que, ao mergulhar o dedo, você suporte a temperatura (é mais para quente do que para morno). Quando chegar nessa temperatura, misture um pouco do leite ao iogurte até que eles se miscigenem completamente. Acrescente o restante do leite. Coloque imediatamente em uma vasilha tampada (eu utilizo duas vasilhas menores, acho mais prático para guardar na geladeira depois) e deixe em uma caixa de isopor bem fechada com uma garrafa cheia de água fervente (mais ou menos 1l - para manter a temperatura). Não abra a caixa antes de 4 ou 5 horas. Eu fiz umas 22:00 horas e deixei a noite toda (abri lá pelas 8:00 da manhã do dia seguinte).

A consistência fica firme e você pode aproveitar o soro que se forma e misturar ao iogurte.

Sugestão
Misture mel ou geléia de frutas com aveia como na foto.

3 comments:

Anonymous said...

Oi Miki.
Amei esta coisa de dividir receitas com a mamae. eu aqui de seattle faço isto direto com a minha. e concordo plenamente contigo...as maes sabem de tudo...impressionante! Beijos saudosos! cris medeiros wegmann

Karen said...

A garrafa de água que vai na caixa de isopor fica fechada com água quente, né? Iogurte com mel e granola...hummm

miki w. said...

karen, isso mesmo! é só pra manter a temperatura e ajudar a talhar o leite mais rápido. gostei bastante da experiência, o sabor fica bastante suave.

cris! que bom ver vc por aqui! é muito bom mesmo receita de mãe, né! se vc se animar a fazer um blog tb, me avisa :-D. espero q esteja tudo bem por aí com vc, o pequeno otto e o michael.
beijos e saudades da
miki