Thursday, July 12, 2007

{receita} Banana pudding

Voltei há pouco da Galeria Vermelho! Adorei minha estréia no Cozinha Cultural!

Como Teresa e eu tivemos alguns desencontros, peço desculpas pelo convite tão em cima da hora. O bom é que, no final, deu tudo certo!

Gente, eu tinha ido de comensal ontem lá no CC, mas confesso que performar é muito mais legal :-)!

Por conta dos nossos desencontros, eu sugeri de última hora para a Teresa (aqui leia-se hoje de manhã) de fazer uma sobremesa para o jantar de hoje. Eu tinha elegido (será que é assim que se diz?) a torta de maçã da Mary Lou por ser uma receita fácil e que agrada o paladar da maioria das pessoas.

Porém, mais tarde, ao saber do cardápio para o jantar, 'a menina que gosta de harmonizar tudo' (rs) que mora dentro de mim começou a me cutucar e a dizer que aquela torta de maçã não orrrnava com o peixe e legumes na grelha que os meninos do projeto 'apartamento' iam fazer.

[vou dizer que esse peixinho tava boooom demais! ~ foto por Gumpa]


Pensa daqui, cutuca dali... Estava difícil achar uma solução... eu tinha alguns limitadores como a falta de uma geladeira e o tempo de preparo. Também queria algo com cara de sobremesa (isto porque pensei em vários bolos que seriam mais fáceis de serem servidos, mas estes tinham mais cara de chá da tarde). E, por fim, queria que combinasse com a proposta frugal e quase indígena dos meninos, muito brasileira a meu ver.

Depois de pensar em 300 opções e descartar todas, lembrei-me da deliciosa sobremesa de banana do Bill Granger postada há tempos pela querida Tina. Eu já a havia feito algumas vezes com sucesso. Enfim a menina que mora dentro de mim anuiu com a escolha e eu pude suspirar aliviada. Ela achou que era digna de ser chamada de sobremesa, que combinava com os grelhadinhos e que era uma ótima idéia ter um doce quentinho para afagar o estômago dos convivas.

Por fim, antes da receita (vocês já devem estar agoniados com a minha falação!), quero pedir licença à Tina por tê-la rebatizado de "Banana Pudding". A Tina dá uma ótima explicação para o que é pudding, recomendo fortemente uma visita ao seu blog, o TremBom!

Et voilà, la recette!

[banana puddings saindo do forno! ~ foto por Gumpa]

Ingredientes

Para o pudding
» 125g de farinha de trigo
» 3 colheres (sopa) niveladas de fermento em pó
» 125g de açúcar cristal
» 1 ovo batido
» 1 banana bem madura amassada (quanto mais madura, mais saborosa a sobremesa ficará)
» 250ml de leite em temperatura ambiente
» 1 colher (chá) de essência de baunilha
» 50g de margarina derretida e esfriada

Para a "crosta"
» 100g de açúcar mascavo
» 2 colheres (sopa) de mel Karo
» 150ml de água fervente

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Peneire a farinha de trigo e fermento numa vasilha grande e acrescente o açúcar, mexendo levemente. Reserve.

Misture o ovo, a banana amassada, o leite, a baunilha e a margarina derretida até ficar com uma mistura homogênea. Despeje com cuidado sobre a mistura seca reservada e mexa bem com uma colher para incorporar os ingredientes.

Nesse ponto, você pode fazer de duas maneiras: ou usar um pirex grande e deitar a mistura toda nele ou pequenas xícaras de porcelana ou cerâmica ou ainda ramequins e fazer porções individuais. Particularmente, eu acho as xícaras de café as mais fofas! Se esse também for o seu caso, não encha muito mais do que 2/3 da xícara, pois o fermento começa a agir e não sobrará espaço para a calda.

Parta, então, para a etapa da crosta: coloque a água em uma panela pequena e quando ela estiver fervento, adicione os demais ingredientes, mexendo bem. Deixe no fogo mexendo ocasionalmente. Assim que ferver, verta gentilmente sobre a massa.

Ajeite as xicrinhas em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 30 ou 40 minutos. O centro tem que ficar firme. Ele é tudo o que importa. Se ainda estiver em 'erupção' como um pequeno vulcão é porque não está pronto.

Sirva quente.

Sugestão
Uma ótima sobremesa para dias frios!

Serviço
Adaptado da receita publicada pela querida Valentina do Trem Bom. Tina, pensei em você o tempo todo enquanto performava essa receita do Bill Granger! Você não imagina o quanto eu me sinto feliz por ter te conhecido, primeiro pelo teu blog e depois ao vivo! Uma verdadeira honra para mim! Gente, o Trem Bom é incrível, visita obrigatória! Nem vou contar a história do Bill Granger (o autor dessa receita) para que vocês dêem um pulo por lá!

BÔNUS TRACK
Meus amigos Renatinho e Ana Carmen apareceram por lá, o que foi uma feliz coincidência! Veja:
» os belos shots que ele fez!
» o nice post que ela fez!
domo arigatô!
» no blog do Cozinha, o post da Teresa sobre o que rolou nesta noite com mais fotinhos
» no blog do Cozinha, o vídeo da Joana Cooper sobre essa noitada!

Agradecimentos
Aproveito para agradecer imensamente à Teresa Berlinck por me deixar performar na sua maravilhosa perfomance, o Cozinha Cultural!

[é nóis! ~ foto por Gumpa]

8 comments:

Teresa Berlinck said...

Olá Miki!
Fiquei SuperContente com sua estréia e entusiasmo em participar deste trabalho de arte em colaboração. Também fiquei bem impressionada com sua organização na cozinha (principalmente numa situação meio acampamento como esta da Cozinha na galeria Vermelho), em como você fica ligada em tudo o que está acontecendo e, é claro, o melhor: como você cozinha bem!!! O Pudim ARRAZOU, PARABÉNS!!! Muito Obrigada por sua linda colaboração!
T

miki w. said...

Teresa,
Obrigada pelos elogios! É um enorme prazer e honra poder colaborar com o teu lindo projeto!
Beijos, Miki

Karen said...

Que divertido, Miki!! Se morasse pelas imediações iria todas as noites filar um rango! rs (Especialmente porque adoro sua comida!)

Boas energias para hoje e para o final de semana! Continue nos atualizando!

miki w. said...

oi, karen!
se vc morasse por perto acho q a gente se encontraria para um café da tarde todos os dias :-)!

e se vc morasse perto eu ia te arrastar para cozinhar comigo no CC :-D!

bjs, miki

Anonymous said...

Olá Miki!!!

Adorei passear pelo seu blog e conhecer mais o seu trabalho.....já estou com receitas anotadas e prestes a serem feitas....
Parabéns por tudo de lindo que tens criado....
E gostaria se possível, que me enviasse por e-mail as fotinhos do dia do projeto apartamento!
bjão Larissa.


ah o e-mail é la.kiyo22@gmail.com.

miki w. said...

oi, larissa!
adorei o peixinho que vcs fizeram, luxo total (e olha q eu não sou lá fã de peixe, rs)!
que bom, desejo sucesso nas receititas!
obrigada pelos elogios.
nos falamos + por email!
beijocas, miki

Akemi said...

Essa sobremesa é realmente uma delícia! Foi uma feliz escolha, Miki-chan!

miki w. said...

:-) vc tb já experimentou, akemi? a banana ainda não estava tão madura, mas o povo aprovou!

beijoquinhas,
miki