Saturday, July 14, 2007

3º dia de CC

Acabei de chegar do meu 3º dia de Cozinha Cultural. Hoje, uma loucura! Sabadão, galeria cheia, muita criança, enfim, tudo bombando.

Os homenageados da Cozinha hoje foram as crianças. Uma tarde de atividades e temas só para elas. Teresa programou um devil's food cake para que elas performassem cobrindo e confeitando; umas mini-pizzas de pão sírio, tomate, mussarela e tomilho; massa de beijinho para a petizada enrolar e passar em confeitos divertidos e pipoca!

Enquanto a Teresa começava uma receita dupla do devil's com dois pequenos ajudantes peneirando, segurando a batedeira (daquelas antiguinhas, verde-água, portátil, linda!), fazendo perguntas e - claro - a melhor parte, lambendo a colher e a tigela com a massa crua, eu fui pro fogão fazer a primeira leva de massa de brigadeiro.

Vocês não sabem! Foi uma tragédia! Eu nunca tinha feito brigadeiro e deixei a massa cozinhar demais, ficou mais pra doce de leite (inclusive na cor) do que pra brigadeiro. Mas o que acabou de estragar tudo (rs) foi o corante que coloquei que deixou a massa craquelenta. Enfim, pelo menos na segunda rodada a coisa funcionou um pouco melhor...

Quisera eu que o Guto Lacaz tivesse chegado na hora em que eu comecei a fazer o dito-cujo pois ele comentou que brigadeiro era a sua especialidade! Pelo menos ele teria me dado umas dicas e a tragédia teria sido evitada :-). Bom, mas cozinha também é isso, faz parte errar para aprender!

E, por falar em Guto, ele trouxe de presente para a Cozinha da Teresa uns livros e revistas culinários. Tinha até o Charlô em Paris, um livro para crianças simpaticíssimo que conta a história das aventuras culinárias do Charlô na França. Destaque especial para as aquarelas do livro, uma graça!

Enquanto isso, uma pequena montava as pizzinhas para ir ao forno auxiliada pela Regina, mãe da Teresa que apareceu para dar uma mãozinha na Cozinha. Aliás, a família veio em peso com a Joana filmando, a Bel (que cozinhará amanhã) fotografando e a mãe Regina botando a mão na massa :-). E por falar em Joana filmando, tem os filminhos que ela fez nos dias anteriores lá no blog do Cozinha, vale a pena dar um pulinho para conferir!

Os confeitos coloridos, um mais lindo do que o outro fizeram a alegria da garotada. Mas o de estrelinhas com certeza foi a sensação do dia! As crianças ficaram especialmente encantadas com ele!

Também tinha uma melancia suculenta, danada de boa que foi embora rapidinho. Era cortar e sumir :-). Com o dia agradável, uma frutinha fresca foi uma ótima pedida!

Fim de festa, café, vinho, pipoca. 19:30, eu estava exausta e levantei acampamento meia hora antes da festa acabar. E deixei uma animada Teresa ainda fazendo uma última fornada de torradas de tomate e mussarela.

No mais, minhas meninas foram passear na Verbo alegrando a Cozinha e tive o prazer de encontrar meus queridos amigos Fá, Ander, Renatinho, Ana Carmen e Luana!

[akio e as meninas]


Ah, sim! E imprimi o post de ontem para levar para a Adelita, com o seguinte bilhetinho escrito à mão:

"adelita, eu tenho um blog e postei sobre o que cozinhamos ontem no cozinha cultural. pensei que talvez você gostasse de ver!
beijos, miki"

Ela fez uma cara muito feliz e eu desci as escadas deixando-a lendo deitada na cama. Amanhã vou levar uma florzita e um bombom.

Amanhã tem mais!

BÔNUS TRACK
» post da Teresa sobre este dia de CC!
» vídeo da Joana Cooper no blog da Cozinha

4 comments:

Teresa Berlinck said...

ficou ótimo Miki! Gosto do seu texto de diário, mais longo e descritivo, eu acabo enchendo tudo com imagem e menos texto!
bj e obrigada pela tua participação de hoje e com tuas meninas lindas, no meio da família enlouquecida, rsss.

miki w. said...

eu adoro escrever, teresa!
o problema é que às vezes, meus textos ficam prolixos :-).
é um prazer estar no cozinha, e vamos aos bolinhos amanhã!
bjs, miki

Karen said...

Queria ter visto os bolinhos! Devem ter ficados fofos!

Eu sou terrível para fazer brigadeiro, geralmente não acerto o ponto ou me queimo! Mas costumo acertar quando uso creme de leite junto com o leite condensado! rs

Beijos!

miki w. said...

hehehe, quem sabe a teresa posta umas fotos no cozinha cultural, karen!

tenho feito o update de links assim que ela faz posts relacionados por lá.

eu me queimei um pouco tb, rs! e essa dica de creme de leite eu nunca tinha visto! tenho uma amiga que é especialista em brigadeiro. é o melhor q eu já comi. nhammmm!

beijinhos, miki