Sunday, July 22, 2007

Frango com Zátar e Fattoush






Esse foi o cardápio feito para comemorar o Dia do Amigo.
Uma receita criada por uma inglesa, Nigella Lawson, com ingredientes árabes e executada por uma brasileira na Argentina. Mundo globalizado é assim!

Frango com Zátar

Ingredientes:
1/2 xíc. de óleo de oliva (que eu substitui por três col. de sopa cheias de maionese light)
1kg a 1,5kg de frango em pedaços (pode escolher a parte do frango que vc prefere, eu usei peito e sobrecoxa, foram 1 peito e 4 sobrecoxas)
2 col. de sopa de Zátar
Sal marinho à gosto
Eu acrescentei um pacote de sopa de cebola à receita mas vc pode fazer sem. A sopa de cebola adiciona tempero e sabor ao frango (truque usado pela minha mãe), mas camufla um pouco o sabor do Zátar. Se for acrescentar sopa de cebola, tome cuidado com o sal (na minha receita eu acabei não precisando pôr sal nenhum).

Modo de Preparo
Com pelo menos 2 horas de antecedência, de preferência 1 dia ou na véspera, marinar o frango com o óleo e o zátar. Ou seja, em um saco plástico tipo zip loc, colocar os pedaços do frango, o óleo ou a maionese, o zátar e se quiser, a sopa de cebola. Misturar bem para que todos os pedacinhos do frango entrem em contato com o zátar e deixar na geladeira.
No dia do preparo, pré-aquecer o forno por 5 minutos a 220oC. Colocar o frango já temperado numa assadeira, com a pele de cada pedacinho voltada para cima, e colocar no forno.
Assar por 40 minutos a 1 hora (220oC), até que a pele esteja crocante e dourada e os pedacinhos de frango tenros.Depois de assado, se necessário, acrescentar o sal marinho.

Vc pode servir acompanhado de um arroz branco, batatas ou com uma salada.
Para manter o clima árabe, eu servi com Fattoush e homus

Receita do Fattoush
Ingredientes:
2 fatias de pão sírio (pita)
3 echalotes (cebola roxa pequena)picada
1 pepino sem casca e picado
3 tomates maduros sem sementes picados
Salsinha picada
Hortelã picada
1 dente de alho amassado (opcional)
Suco de 1 limão
6 a 8 col. de sopa de azeite de oliva
Sal marinho

Modo de preparo:
Corte os pães pitas em triângulos com a ajuda de uma tesoura ou quebre em pedacinhos e ponha no forno para assar por 5 minutos.
Na saladeira, misture echalotes, pepino, tomates, salsinha, hortelã e alho. Acrescente o pita torrado. Tempere com o suco de limão, o azeite e o sal marinho.
Servem 6 pessoas

Dica pro Homus: compre o homus pronto em casas de produtos árabes e tempere-o em casa com 1 pote de iogurte natural, suco de limão, sal e pimenta negra ou do reino à gosto. Seu homus ficará mais leve por conta do iogurte. Divino!

Cheers!

9 comments:

Eli said...

Adorei as receitas já guardei. :) Mas a dica do homus nota 1000, vou aderir aqui em casa. hehe

miki w. said...

pri, eu amo fattoush, o meu preferido é o do almanara, nham!

e esse frango parece delicioso! a dica de substituir o azeite pela maionese deve dar um toque especial no sabor!

o cris passou bem o dia do amigo, heim?!?! rs

beijocas, miki

Pri said...

O frango fica maravilhoso e é super fácil de fazer, vc quase não tem trabalho nenhum...
O maior trabalho que eu tive foi achar o bairro árabe-sírio aqui de BsAs para poder comprar os ingredientes.
Aí também, descobri uma loja árabe maravilhosa, tipo aquelas da 25 de março com especiarias super diferentes.
Coclusão: sabadao, pós almoço árabe com vinho, sobremesa árabe e os dois empanturrados no sofá, vendo TV e curtindo o preguição até de noite!
Efeito coolateral do almoço hehehehe
Um bj pras duas!

miki w. said...

ahhh então passa a dica da loja árabe aqui em sp!

beijocas, miki

Pri said...

Em SP, uma loja árabe que eu acho maravilhosa é a Cedro do Líbano, que fica em frente ao Carrefour na Pamplona. Lá tem as melhores esfihas que eu já comi, mas tem que comer lá, por que eles assam na hora para cada cliente. Vale provar tb uma pasta árabe de pimentão (que eu não sei o nome) e o homus e o babaganush são muito bons. (o homus de lá fica ótimo incrementado pela dica que está na receita).
Na rua paralela pra baixo (sentido descendo a ladeira) da 25 de março, vc encontra várias lojas que vendem especiarias árabes e produtos árabes para cozinhar em casa, tipo tâmaras, pastas de gergelim, zátar, etc. São super fresquinhos porque a rotatividade é grande e baratos.
Os doces nessas lojas costumam ser fabulosos também.
Aqui em BsAs, a loja fica na Calle Augusto Scalabrini Ortiz na altura do 3200, chama Emporio Damasco, vende tudo que vc pode imaginar em termos de cozinha árabe-síria e armênia (até moussaka pronto congelado).
Tem também uma Confiteria que se chama Armenia que vende uma medialunas árabes (brincadeira). Vende uns quitutes árabes recém saídos do forno que são maravilhosos.
Aí está, compartilhando segredos árabes...

miki w. said...

hummm, delícia!
foi tão rico q acho q valia um post de dicas!!!!
beijocas, miki

miki w. said...

priiii, agora que eu vi que a sua toalha combina com o tema do nosso blog ^^!

Heinar said...

infiel! salada fatouch tem que ter molhinho de xarope de romã e, se possivel, umas sementinhas da mesma. So pegar o xarope e diluir com agua e azeite.

miki w. said...

hehehe, oi, heinar!
nunca vi esse xarope? aonde tem pra vender? adoro sementinhas de romã nham nham.
bjs, miki