Monday, October 13, 2008

{receita} estrogonofe com broto de bambu


na semana passada, a inspiração para pensar no menu da semana não era das maiores... rodei, rodei, rodei feito peru no pires e nada eu achava legal. larguei a coisa para lá e fui tratar da vida.

e de repente, quase no final da semana, me assaltou uma vontade de comer estrogonofe. me preparei para fazer e tudo o mais, mas o destino caprichoso (ô jeito bom de se auto-enganar e dar outro nome para a preguiça hahahaha) me levou para outras águas.

de modo que deixei a carne de frango - já comprada - semi-preparada e fui ser feliz!

hoje, decidi que, finalmente, seria o dia do bendito! cheguei da rua e fui reinar na cozinha. mas decidi reinar blipando que é muito mais divertido (acho que só não foi pros meus listeners...)

não sei se me redimo ou se pioro a minha situação, mas, à guisa de consolo, publico aqui a receita do estrogonofe!

[foto por ethnocentrics]

ingredientes
» 4 filés de peito de frango picados em cubinhos
» 1 vidro de cogumelos ou 1 pacote de broto de bambu (takenoko) picadinhos
» 1 cebola picada em cubos
» 6 dentes de alho amassadinhos
» 1 lata de creme de leite (usei a light)
» 2 tomates sem pele (prefira os do tipo italiano)
» 2 cálices de espumante demi-sec (pode ser substituído por vinho branco, prefira os adociados)
» 2 colheres (sopa) de sopa de cebola
» 2 colheres (chá) de caldo de legumes
» sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
» 2 colheres (sopa) de manteiga
» óleo para refogar

modo de preparar
tempere os cubinhos de frango com sal e pimenta do reino.

numa panela grande, aqueça um pouco de óleo e deite ali os cubitos de frango. o óleo deve estar bem quente. dê preferência a uma panela do tipo frigideira funda para que os cubinhos de frango ocupem toda a superfície da panela sem se amontoarem. mexa constantemente até a carne selar (i.e. tostada em toda a sua superfície, mas ainda crua por dentro. a idéia de selar a carne é criar uma "capinha" ao seu redor de modo que os sucos da carne sejam mantidos durante o preparo do prato e ela não fique seca). assim que os cubinhos estiverem selados, desligue o fogo e reserve a carne.

lave a panela e aqueça a manteiga e um pouco de óleo. acrescente o alho e deixe dourar, mexendo constantemente. quando estiver bem douradinho, junte o champignon (no meu caso, o broto de bambu). vá vigiando a panela e mexa constantemente para não queimar. quando o champignon estiver douradinho, jogue um cálice de espumante e mexa. deixe reduzir até ficar quase seco. acrescente, nesse ponto, uma colher de sopa de cebola mais o caldo de legumes, mexa para incorporar, retire da panela e reserve.

lave novamente a panela e aqueça um pouco de óleo. deite a cebola picadinha a frigir até que fique transparente. junte o frango reservado mexa por uns dois minutos e acrescente o cálice de espumante. deixei reduzir até quase secar. junte a sopa de cebola, mexa para incorporar e junte o tomate. deixe cozinhar até que o tomate comece a se desfazer um pouco. se necessário, junte um bocadito de água. acrescente o champignon, misture bem e corrija os temperos se for preciso. desligue o fogo, junte a lata de creme de leite e sirva na seqüência. eu gosto do molho bastante cremoso. assim, antes de adicionar o creme de leite, verifico se o caldo não está muito grosso e, em caso positivo, acrescento um pouco d'água.

sugestão gosto de servir com shiro gohan (arroz japonês feito sem adição de sal ou óleo), batatas fritas à moda da mamãe e uma saladinha. a de hoje, foi de almeirão com molhinho de sal, pimenta do reino, limão fresco, alho amassadinho e azeite!

@gigia, se você não for amiga das panelas, pode ir matar a lombriga no viena, adoro o estrogonofe deles (se bem que não é exatamente barato, rs!). mas, no caso, é o de carne! o de frango não gosto não > <. ah, sim, e este não é um post patrocinado, vici?

7 comments:

Ana Canuto said...

Oi Miki:
Nossa que delícia. Eu gosto muito de broto de bambu e perto de casa tem um restaurante vegetariano que sempre serve um strogonoff só com o broto.
Esse aí com frango vai ser sucesso com as crianças de casa. Ah, e já conferi as batatas da mamãe.

Beijos.

miki w. said...

oi, ana! hummm, deve ser bom o strogonoff só com o broto, uma ótima pedida para quem é vegetariano, né? eu bem que gostaria de ser mais disciplinada e passar longe das carnes... mas não consigo... só de pensar numa bela picanha, começo a salivar, rs!

ah! se vc gosta de batatas fritas, aquela é sucesso garantido ;-)!

bjs, miki

Silvinha said...

Adoro strogonoff de frango e sua receita consegue modificar o basicão! Tb adoro as batatas fritas "da mamãe" ;)

Beijo e boa semana p/ você!

ps: awwwww, picanha...

miki w. said...

olá, silvinha! sou bastante fã de estrogonofe tanto de frango quanto de carne. ai, agora deu uma fominha hahahaha.

q bom q vc gostou das receitas!

bjs e bom finde para vc!

Tânia N. said...

Que original, gostamos da idéia!
Beijocas,

Valentina said...

Amiga, amei esta variação. Só voce para inovar assim.

miki w. said...

tânia, obrigada pela visita!

tina, nesse caso, quem inovou foi a minha mã, eu só copiei hihi.

beijinhos, miki