Wednesday, March 26, 2008

{menu} menu du jour para o cinema brasileiro

18.mar.2008
um punhado de foodbloggers assistiram a uma sessão de pré-estréia do filme estômago de marcos jorge e alguns deles se encontraram ao vivo pela primeira vez! a festa teve início ali.

19.mar.2008
inspirados pela trama, eles foram convidados a preparar duas receitas que tivessem algum tipo de ligação com a trama. o desafio estava lançado.

26.mar.2008
deadline para a entrega das receitas!

a maquininha da menina inventora aqui começou a rodar, a rodar, a rodar. passei as coordenadas do filme e da proposta para a pri, amiga querida que divide o cabeça-gorda comigo, para que cada uma propusesse uma receita. como ela mora fora, infelizmente não pôde assistir à pré-estréia.

com feriado de páscoa no meio do caminho e as deliciosas visitas familiares, infelizmente, a pri declinou do convite. mas adianto que ela tem uma ótima idéia que será postada em breve ;-), certo, pri?

de minha parte, continuei as pesquisas criativas que sempre faço em qualquer trabalho e pensei em três linhas de atuação:

1. comida com inspiração botequeira, já que o primeiro lugar onde raimundo trabalha é um boteco podre, rs. no filme, a coxinha que ele faz fica célebre, vira petisco disputado e o mais pedido no lugar. então, uma idéia seria inventar algo nesse clima botequeiro.

2. "cantina chique": como outra ambientação do filme é uma tratoria phiiiiina, pensei que este poderia ser um segundo caminho. talvez uma invenção de sobremesa com inspiração italiana seria uma boa pedida, já que os pratos salgados são a tônica da trama.

3. cozinha inventiva na prisão: uma terceira ambientação cabeça-gorda é a prisão, onde nonato canivete acaba virando o "cozinheiro oficial dos companheiros de cela" e transformando o péssimo grude que chega em quase-banquetes. nessa linha, caberia a cozinha inventiva, com ingredientes que você tem à mão no melhor estilo "abro-a-geladeira-e-invento-algo-gostoso-com-o-que-está-disponível" (rs).

como petiscos botequeiros não são o meu forte e muitas vezes eu tenho que fazer uma "cozinha inventiva" no dia-a-dia, acabei optando pela linha "cantina chique". mas como eu gosto de inventar moda (estrelando: miki, a menina terror hahahaha), pensei em propor um "menu du jour" para a cantina boccaccio!

tudo bem que o menu du jour é um clássico da frança, mas acho ótima a idéia de poder fazer um almoço completo por um preço bacaninha. além disso, é uma oportunidade também para o chef ou o cozinheiro poderem testar suas receitas antes de a lançarem definitivamente nos cardápios. e, para arrematar, combina muito com o clima descontraído do filme e do brasil.

o primeiro prato que elaborei foi o prato principal: uma "polenta com ragu de lingüiça defumada ao perfume de erva-doce". fiquei em dúvida se a chamava alternativamente de "polenta com ragu de lingüiça defumada e legumes crocantes". gosto dos dois nomes e não consigo me decidir, rs!

a partir dele, pensei na entrada e na sobremesa. como era um prato com muita personalidade e sabores marcantes, eu quis algo suave para iniciar e finalizar a refeição. uma entrada suave que preparasse o caminho para o prato principal sem competir com ele. então, propus um "creme verde" feito a base de legumes guarnecido com um fio de creme de leite.

para finalizar, queria algo à base de frutas, para não tornar a refeição muito pesada. mas não poderia ser uma fruta in natura pura e simples, pois eu queria um toque de sofisticação. partindo dessa premissa, lembrei-me de uma maçã cozida que eu sempre faço como guarnição de assados e, com base nela, elaborei as "princesas-maçã em sopa de baunilha".

então, vamos às receitas?

ENTRADA
creme verde


ingredientes
» 1/2 couve-flor pequena picada grosseiramente
» 1 abobrinha italiana picada em cubos
» 2 batatas médias
» 1/2 cebola picadinha
» 2 dentes de alho amassadinhos
» 2 colheres (sopa) de azeite
» 2 colheres (chá) de caldo de legumes
» 1 colher (sopa) de sopa de cebola
» sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
» água o quanto baste
» creme de leite e ramos de salsinha para guarnecer

modo de preparo
numa panela grande, cozinhe a abobrinha e a couve-flor com um pouco de sal até ficarem macias, quase desmanchando.

em outra panela, cozinhe as batatas com um pouco de sal até ficarem macias.

acomode todos os legumes no liquidificador e acrescente água o suficiente para bater. deve ficar cremoso e não muito aqüoso.

refogue a cebola e o alho no azeite até ficar transparente. junte os legumes liquidificados, o caldo de legumes e a sopa de cebola. deixe apurar o sabor, mexendo de vez em quando. corrija os temperos se necessário.

monte a entrada em xícaras de chá, enfeite com um fio de creme de leite e um ramo de salsinha.

tempere com um pouco de pimenta-do-reino moída na hora.

PRATO PRINCIPAL
polenta com ragu de lingüiça defumada ao perfume de erva-doce


ingredientes para o ragu
» 3 colheres (sopa) de azeite
» 1 cebola cortada em meia-lua fininha
» 2 dentes de alho amassadinhos
» 1 lingüiça defumada (paio, calabresa, portuguesa ou outra de sua preferência) cortada em rodelas e depois em 4 partes
» 1 xícara (chá) de cenoura em cubinhos pequeninos
» 1 xícara (chá) de erva-doce em cubinhos pequeninos
» 4 tomates italianos sem pele cortados em cubinhos
» 1 colher (chá) de pimenta calabresa
» sal a gosto
» 2 colheres (chá) de caldo de legumes em pó

ingredientes para a polenta
» 4 xícaras (chá) de água
» 1 envelope de caldo de carne em pó
» 1 xícara (chá) de fubá
» 1 colher (sopa) de manteiga
» 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
» sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

modo de preparo: ragu
aqueça o azeite em uma panela grande, junte a cebola e o alho e refogue até ficar transparente.

junte a lingüiça e deixe fritando até ficar bem douradinha. vá mexendo constantemente para não queimar. junte os legumes e a pimenta e refogue um pouco. por último o tomate com o sal e o caldo de legumes. junte um pouquinho d'água e deixe o suficiente para o tomate desmanchar um pouco. reserve em lugar aquecido.

modo de preparo: polenta
misture o caldo de carne na água e leve a ferver. adicione o fubá aos poucos e misture com a ajuda de um fouet para evitar a formação de grumos. caso fique empelotado, você pode utilizar o mixer para que a mistura fique homogênea. salgue e cozinhe em fogo brando por cerca de 20 minutos. corrija os temperos se necessário e acrescente a pimenta, a manteiga e o parmesão.

caso não queira fazer a polenta em casa, você pode utilizar as misturas prontas, mas a textura ficará um pouco comprometida, a menos que você use as misturas italianas. nesse caso, use a proporção 1:4 (1 porção de mistura para cada 4 de água).

se a polenta - em ambos os casos - ficar dura, você pode acrescentar um pouco mais de água fervente para chegar ao ponto desejado.

montagem
monte uma cama de polenta em pratos fundos e, por cima, distribua uma generosa porção de ragu fumengando.

leve à mesa acompanhado de azeite e parmesão ralado.

SOBREMESA
princesas-maçã em sopa de baunilha


ingredientes para as maçãs cozidas
» 3 maçãs pequenas (as menores que você conseguir encontrar)
» 1 copo de água
» 1 colher (sopa) de açúcar
» 6 colheres (chá) de geléia de framboesa (ou outra geléia vermelha de sua preferência)
» raspas de castanha-do-pará para guarnecer

ingredientes para a sopa de baunilha
» 3 gemas peneiradas
» 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
» 200ml de leite
» 1 colher (chá) de essência de baunilha
» sementes de papoula para guarnecer

modo de preparo: maçãs
descasque as maçãs, corte ao meio retirando o pedúnculo e o fundo da maçã. faça uma cavidade no centro de cada metade utilizando o aparelho de retirar semente de modo que fique uma bolinha perfeita.

misture a água com o açúcar numa panela grande o suficiente para acomodar todas as maçãs sem empilhá-las. leve ao fogo. assim que ferver, abaixe o fogo e deixe tampado. vá vigiando o cozimento. caso necessário, acrescente um pouco mais de água. cozinhe até que fiquem macias e levemente amareladas. vire as maçãs para que "dourem" por igual na metade do cozimento. reserve.

modo de preparo: sopa de baunilha
bata, com a ajuda do fouet, as gemas e uma das colheres de açúcar até obter um creme espumoso e esbranquiçado.

aqueça o leite com o restante do açúcar e a baunilha, sem deixar ferver. deve ficar apenas morno. junte um pouquinho à mistura de ovos tomando cuidado para não talhar.

verta essa mistura na panela do leite e retorne ao fogo, mexendo levemente e no fogo muito brando. não deixe ferver em hipótese alguma. retire do fogo, deixe esfriar e leve para gelar.

montagem
num prato fundo, acomode três metades das maçãs cozidas no centro do prato. cuidadosamente, recheie os buracos com a geléia de framboesa com a ajuda de uma colher de chá. salpique um pouquinho das raspas de castanhas-do-pará.

com muito cuidado, derrame um bocadinho da sopa de baunilha ao redor da composição. guarneça a sopa com as sementes de baunilha e sirva em seguida!

sugestão
a polenta fica ótima acompanhada de um bom vinho tinto seco: um cabernet ou um bordeaux por exemplo.

e a sobremesa também pode ser acompanhada de um vinho de sobremesa como um moscato d'asti!

bon appétit!

18 comments:

Patrícia Kalil said...

Mmmm! Muito bom, mikilícia! Quero um menu du jour assim. :) Adorei o ragu com linguiça. Li essa semana uma pesquisa sobre a(s) receita(s) do ragú (ragout) de Bologna e fiquei com água na boca. Beijo, P.

miki w. said...

hihihihi. qd vc vem de novo pro brasil? prometo preparar um menu du jour especial pra ti =)!

ahhh, olha só! eu nem sabia que o bichinho era originário de lá! fiquei curiosa ^^ hohohoho.

beijinhos sabor beijinho de côco (AMO)!!!

miki

Unknown said...

aaaaai que delicia!!! vi as fotos no flickr e não resisti, vim aqui ver as receitas! uau! nossa!

(e eu ainda não jantei, que covardia!)

miki w. said...

oi, fááá! ^^

a gente precisa marcar aqueles nossos encontrinhos gastronômicos né? vcs têm dois vales, lembra-se???

beijinhos! e sodades sempre,
miki

Pri said...

Miki,

Vc é demais, eu sei que seu tempo foi super curto e vc me vem com esse menu completo fantástico e cheio de fotinhas gostosas...hehehe
Adorei!
Passando o apuro eu faço meu prometido, hehehe
Bj,

miki w. said...

=) ah, pri, imagina! vc teve uma semana bem mais corrida do que a minha né ;-).

de todo modo, fiquei feliz q vc gostou da minha "trela" hihihihi!

beijinhos, miki

Ana Carmen said...

Adorei o menu du jour e postei sobre ele, viu?

Beijocas.

laila radice said...

humm esta delicioso...só faltou o cafezinho pra fechar e pedir a conta! bjs

miki w. said...

hehehehe, verdade laila ;-)!!!
beijinhos

Karen said...

Muito fino esse seu cardapio! Adorei!

miki w. said...

ana, super obrigada pelo post, adorei ^^!

karen, domo né!!!

beijinhos, miki

Anonymous said...

Só você, Miki-rida, para fazer um cardápio inteiro, tão gracioso e criativo na correria desses dias.
De minha parte, consegui escrever umas linhas e encaixar duas receitinhas muito da simples que, por algum motivo, se me apareceram na cachola conectadas à história do filme. Estou adorando a diversidade de idéias que surgiram desse evento.
Um beijo grande e bom fim de semana! ;***

Letrícia said...

Oi, Miki!

Adorei seus posts sobre o filme Estômago. Mas também adorei ver você preparar cassoulet no blog do Duilio! Foi divertido. E a participação do Haku foi importantíssima ;-)

Beijos!

miki w. said...

dadi querida, adorei o seu post e estou mortinha de curiosidade para saber o que preparaste! com certeza, apetecedor, disso eu não tenho dúvida =)!

oi, letrícia, seja bem-vinda!
q bom q vc gostou dos posts ^^ hehe. e tu me descobriu por lá antes mesmo de eu ter tempo de postar sobre isso aqui! menina sabida ;-) hehehehe!

o haku é meu xodó mas ele quis ser muito participativo no dia da gravação hahahaha.

beijinhos, miki

Rê Gallo said...

Miki, adorei suas receitas. A sobremesa ficou linda!!! Parabéns!

miki w. said...

oi, rê! q legal! tô louca pra ver as receitas de todos os foodbloggers!

bjs, miki

Valentina said...

Miki, amei tudo aqui neste menu.esta sobremesa simplesmente fechou.

miki w. said...

tina querida, que bom que vc gostou! apesar de terem ficado "bonitas na foto", deixei o creme das maçãs talhar :-p. mas de uma outra vez que fiz o creme, aprendi e daí saiu direitinho!

uma beijoca, preta!