Wednesday, September 05, 2007

{receita} Camarão com Curry

Camarão com Curry

Aqui na Argentina, existe uma certa fartura de frutos do mar (eles chamam de bichos do mar). Então, um dia desses pra fugir da rotina, resolvemos testar essa receita de camarão ao curry feita em wok. Ficou uma delícia!

Ingredientes:
1 a 2 col. de sopa (rasas) de curry amarelo em pó
1 pitada de gengibre seco em pó ou fresco ralado
2 dentes de alho
1 cebola média picada
sal à gosto
2 col. de sopa de óleo de gergelim com soja
1 lata de extrato de tomate
suco de meio limão
1 pau de canela
3 folhas de curry (opcional)
600g de camarão fresco e limpo
uma pitada de noz moscada
200ml de leite de coco (opcional, a receita original não leva leite de coco e fica bem apimentada, o leite de coco diminui um pouco o sabor apimentado do curry)

Modo de Preparo
Dilua o pó de curry em duas col de sopa de água ou de vinagre em uma tigelinha a parte e adicione o alho amassado e o gengibre.
Doure a cebola no óleo com o sal. Adicione a mistura de curry e deixe cozinha por mais ou meno 2 minutos.
Adicione o extrato de tomate e 250ml de água (ou outra medida da lata do extrato de tomate), o suco de limão, o pau de canela e as folhas de curry. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 30 minutos. Corrija o sal se necessário. O molho está pronto e pode ser armazenado em geladeira de uma dia para o outro, por exemplo, para que as especiarias liberem melhor seu sabor.
Quando vc for comer, aqueça o wok com óleo e frite os camarões até perderem parte de sua transparência. Adicione o molho e, se quiser o leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 15 a 20 minutos ou até ferver.
Na mesa, adicione a noz moscada e se desejar, raspas de limão e folhas de coentro picadas.
Fica perfeito com arroz.

Essa história de adicionar leite de coco, foi invenção minha, porque a primeira vez que eu fiz, segui a receita ao pé da letra e achei que era apimentada demais.
Se vc não gosta de coisas picantes a moda tailandesa/indiana, talvez valha a pena testar a receita aos poucos, colocando uma colher de curry ao invés de duas e adicionando o leite de coco no final.
Outra invenção minha foi adicionar um tablete de caldo de legumes junto com a água e o molho de tomate. Ficou muito bom.
Cheers!

7 comments:

miki w. said...

pri, eu já tava lombriguenta qd a gente se falou pelo msn! agora com a receita e a historinha, fiquei com a boca cheia d'água rs rs.

e adorei o 'bichos do mar'!

beijocas e até já,

miki

valentina said...

O meu sonho é morar num lugar aonde se ache frutos do mar bom e barato.

laila said...
This comment has been removed by the author.
Flor de Sal said...

Acabei de "cair" no seu blog e aproveitei para dar uma espreitadela! Gostei muito (principalmente desse sufflê de nutella). Volto em breve, com toda a certeza!
Bjnho

miki w. said...

seja muito bem-vinda, flor de sal!

eu ando meio parada com o blog, mas a pri tem postado com uma freqüência mais decente do que a minha!

de todo modo, fico feliz que você tenha gostado do nosso cantinho!

beijos,
miki

Ana Cristina said...

Oi Pri. Acabei caindo no seu blog por causa do Technocollor Kitchen e adorei saber que vc mora na Argentina. Estive aí em agosto (pela primeira vez) e fiquei encantada com muitas coisas dessa terra. Mas em matéria de gastronomia, adorei o chimichurri! Vc tem alguma receita desse molho? Até achei umas coisas pela net, mas não a mínima idéia de como comprar perijil no Rio de Janeiro. Vc pode me ajudar?

Pri said...

Oi, Ana Cristina,

Que bom ter vc no blog com a gente!
A Argentina realmente oferece passeios incríveis e é tao pertinho do Brasil que às vezes a gente até esquece!
Eu estou aprendendo muito na minha experiênccia portenha.
Meu marido tb adora chimichurri! Ele come com carne e com empanada.
Aqui em Buenos Aires vc encontra umas misturas prontas para preparar o chimicchurri no supermercado, basta adicionar azeite.
E é assim que a maioria dos argentinos faz seu chimichurri hoje em dia. Vc tb pode comprá-lo pronto no supermercado (como uma mostarda)
Mas vou prometer descolar uma receita de chimichurri legal e postar no blog.
O perejil é a nossa salsinha, é que aqui é muito comum vc encontrar uma salsinha crespa (que é o perejil), tem um gosto um pouco mais suave que a lisa. Mas procure salsinha crespa que vc deve encontrar aí no Rio.
Um bj!
Pri