Wednesday, September 05, 2007

{receita} Sufflé de Nutella



Essa receita eu aprendi no blog www.rainhasdolar.com.br, foi criada pela Chef Bel Coelho e, desde a primeira vez que eu fiz, ela virou uma receita chave para jantares com amigos.
Espero que vcs apreciem.
Um bj a todos.

Sufflé de Nutella

Ingredientes:
180g de chocolate meio amargo picado
200g ou 1 pote pequeno de Nutella
160g de manteiga sem sal
5 gemas
5 claras
180g de açúcar (opcional)
1 pitada de sal
1 col. de sopa de suco de limão
açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Preparo
Derreter em banho-maria, o chocolate, a nutella e a manteiga.
Na batedeira, bater as claras em neve com o sal e o limão. As claras deverão formar picos firmes. Geralmente, eu não adiciono açúcar na receita, apesar da receita original levar açúcar. Eu acho a Nutella doce o suficiente e gosto de comer o sufflé quente e acompanhado por um sorvetinho. Se você for adicionar açúcar, deve colocá-lo junto com as claras em neve, aos poucos, na batedeira.
Acrescente as gemas no chocolate derretido (que nessa altura já esfriou um pouco).
Incorporar as claras ao chocolate delicadamente.
Colocar a mistura em refratários untados e assar em forno 200oC por 20 minutos.
Rende em torno de 10 sufflezinhos.

Dicas:
1-) Quando for assar coloque as forminhas do suffle sobre uma grande com água (tipo banho-maria, isso evita que o suffle murche.
2-) Você pode fazer a massa e mantê-la na geladeira por até uma semana antes de assá-los.
3-) O site do rainhas é cheio de receitas ótimas, e divertidíssimo, vale a pena conhecer.

10 comments:

Ana said...

Oi Miki!!!!
Que delicia que voce fez o soufle de nutella!
Eu tbem peguei a receita no rainhas mas ainda nao tinha testado.
Nem precisava dizer q era bom, pois parecia demais de gostoso. Mas agora q vc tbem disse q eh bom eu tenho mesmo que fazer!!
Espero q esteja tudo indo bem ai com voce!!
Beijos!
Ana

miki w. said...

oi, ana querida!

ando meio sumida :-(. muitas coisas rodando na minha cabeça, rs.

olha, quem fez e postou essa receitinha q parece divina mesmo foi a pri, outra amiga querida com quem, há algum tempo, tenho dividido o cabeça-gorda.

obrigada pela visita e pelo comment mesmo o bloguinho estando tão de lado, coitado!

espero igualmente q td esteja bem por aí com vc, o maridão e o pequeno!

muitos beijos, tenho saudades daquela - agora longínqua - tarde refrescante q fizemso aqui em casa!

miki

miki w. said...

ótimas suas dicas, pri! acho q eu tb dispensaria o açúcar :-)

beijocas, miki

valentina said...

Pri, que saboroso este suffle. Para mim avelãs são as nozes mais maravilhosas.

Pri said...

Oi, meninas e meninos,

Obrigada pelos comentários. Atualmente esse suffle de nutella tem sido minha sobremesa favorita!
Fica perfeito!
Pena que estou de dieta...Por isso ando um pouco sumidinha das receitas.
Um bj para todos, como dizem por aqui...que les desfrutem!

laila said...
This comment has been removed by the author.
turbolenta said...

geralmente os suflés baixam sempre e por isso, raramente me atrevo a fazê-los.Mas também nunca os deixava cozer em banho-maria . É só esse o segredo para não baixarem?
Se for, arrisco a experimentar, pois esta receita parece-me óptima.
bom final de semana

Pri said...

Turbolenta,

Esse é um dos segredos o outro, e mais importante, é bater as claras em neve até formarem picos duros.
Para bater as claras, vc tem que garantir que a tigela da batedeira esteja totalmente sem resíduos de gordura, entao, antes de bater é bom passar um limao pela tigela, ele vai ter um efeito meio adstringente e nao altera o sabor da receita. Aí, poe as claras e bate sem pressa, uns 10minutos ou mais, dependendo da velocidade e quantidade.
Aprendi a dica do banho maria com essa receita, mas acho que ela vale para qqer outra receita de suffle tb.
Um bj,
Pri

miki w. said...

adorei a dica do limão, pri! não sabia dessa técnica!
beijocas, miki

Pri said...

Aprendi com a Nigella e depois descobri que minha mae fazia o mesmo!