Tarde chuvosinha, mas nada torrencial. Um feriado que inspirava à preguiça. Acordar tarde, amassar monstros. Café da manhã à uma da tarde.
O final da história? Um "almost-jantar", i.e. um almoço às cinco da tarde! E o escolhido foi... le vin bistro, ao qual nunca tínhamos ido. Antes, passeei pelo site deles e meus olhos brilharam quando vi um polvo ao molho à provençal nos pratos principais. Hummm que delícia, pensei!
O lugar é despretensioso, tem dois andares, mas o andar de cima não estava aberto. Achei bem mais aconchegante do que o de baixo, onde ficamos. A decoração é simples e eficiente. As mesinhas, com toalhas em xadrez branco e azul são charmosas e têm descanso para os pés (que eu adoro!). Também servem água em garrafa retornável, item indispensável para mim. Se o restô serve água em garrafas plásticas, eu geralmente não peço, faz parte da minha política pessoal de reduzir o consumo de alimentos que gerem muito lixo.
O meu prato era um polvo grelhado com molho à provençal acompanhado de batatas fritas e salada verde. Muito bom. Nota 9! (O polvo que comemos em Parati ainda ocupa o Olimpo muito embora isso faça muito tempo e eu possa mudar de idéia da próxima vez que experimentar!). O polvo não parecia muito grelhado, parecia mais que tinha sido ligeiramente cozido e jogado em óleo fervente por alguns segundos. O molho levava tomate despelado, ciboulette picadinha e acho que alho e era quente. Divino. As batatas sequinhas, crocantes por fora e macias por dentro, chegaram quentíssimas, quase queimei a língua (rs). Eram tipo palito gordo, num formato ótimo para comer em duas mordidas moderadas ou em uma, num dia de fome avassaladora! A salada veio em uma cumbuca grande com vários tipos de folha: alface crespa, roxa, radicchio num molho de mostarda muito suave, ótimo.
[Poulpe poelé à la provençale, pommes frites et salade verte - foto por Gumpa]
E, para sobremesa, um petit gateau que eles chamam de "o verdadeiro" (rs). Como não sou muito sobremesariana (numa alusão ao Calvin), fiquei com receio de pedir o petiga e de ele ser apenas ok. Mas ele cumpriu as expectativas com louvor! Uma casquinha fina e macia, em uma fôrma de gomos e um recheio cremoso que escorria quentinho. A calda de baunilha que acompanhava era divina, um aroma bastante suave, o sorvete de creme apenas ok.
O café, lavazza, estava correto, mas nada que pudesse fazê-lo ser considerado diferenciado por qualquer característica.
Embora barato não seja o melhor adjetivo a se aplicar à casa, achei o preço justo, exceto para a sobremesa que poderia ser servida em porções mais generosas. Mas, enfin, é uma casa francesa afinal de contas (rs)!
SERVIÇO
Le vin bistro
Rua Armando Penteado, 25 - Higienópolis - São Paulo - SP
[11] 3668-7400
BÔNUS TRACK
» ver mais fotos do le vin (por Gumpa)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
10 comments:
Mikiiiiiii, que delícia de polvo! Hummmm! Assanhou as bichinhas comos sempre! E as fotos do Gumpa estão lindas! Adorei o efeito daquela foto onde um casal aparece meio transparente. O formato do gateau chocolat é muito lindinho e só de ver o prato com os restos do doce.... ai ai ai! rsss
Bom vc dar dicas de lugares legais e preços em conta! Beijos e bom final de semana para vcs!
Já tinha ouvido falar do restaurante, é tão difícil comer bom polvo! Também fiquei com vontade, e vendo o cardápio, me deu ainda mais vontade de comer cassoulet! Pena que esteja fazendo tanto calor!
hehehe, não é, meninas? eu adoro polvo: no sushi, grelhado, vinagrete... mas só dá para comer em um lugar de confiança né?
nunca comi cassoulet (a não ser o da semana passada, mas era um cassoulet marroquino que, imagino, deva ser diferente do francês).
quem sabe não nos encontramos um dia desses para ir comer esse polvo, meninas? temos a vida inteira para isso!
bjs e ótimo fds!
miki
Eu não conheço o cassoulet marroquino. Vai feijão branco? Interessante...
Precisávamos combinar um encontro em SP! Quem sabe quando a Akemi vier para cá?
bjs!
êba! eu ia a-do-rar! akemi, quando vem ao brasil, passa por sp?
então, não sei o quão confiável é a casa onde comi, mas os ingredientes do prato eram feijão branco e carne em cubos num molho de tomate apimentado (pimenta malagueta). achei bom na hora, mas depois fiquei pesada a tarde toda, jiboiando total, parecia que eu tinha comido um boizinho - rs!
bjs! miki
Miki, eu sou de sp! rsss
Mas ainda nem tenho idéia de quando voltarei para o Br! Mas desde já fica marcado um encontro com vcs! Seria ótimo nossas Ifis se conhecerem! rsss
Bjs e bom final de semana pra vcs!
:-o oooooba! q alegria!
bjs a todas e ótimo domingo!
miki
O francês não leva molho de tomate (até onde eu saiba). É mais uma feijoada com feijão branco, muito gostoso, mas é para um dia mais frio, porque é pesado.
eu fiz uma vez, achei uma receita mas era tipo receita rápida para microondas, por isso não botei muita fé.
tb vi uma receita no site do olivier anquier e parecia bem pesado mesmo!
como nunca tinha comido em restaurante, fiquei sem parâmetro!
obrigada pelas elucidações!
bjs, miki
Post a Comment