Sunday, May 18, 2008

{receita} Mousse de Damasco


Vejo que estamos mantendo um padrão nos últimos posts....Miki manda salgados ou refeições completas e eu, sempre nas sobremesas! Mas, não pude resistir a postar essa maravilhosa receita de Mousse de Damasco que, na verdade, já se tornou receita tradicional de Natal da minha família.
Vamos a história da receita: minha mãe aprendeu essa receita num curso de culinária francesa que ela fez quando eu nem havia nascido ainda...hihihi....Tradicionalmente, ela começou a preparar a mousse nos Natais, porque é uma época que sempre teve damascos nos supermercados brasileiros. De uns 4 ou 5 anos para cá, a leite evaporada da Nestlé (ingrediente fundamental na receita), começou a ficar difícil de ser encontrada no Brasil e passamos uma temporada sem a mousse. Quando me mudei pra Argentina, reencontrei a leite evaporada Ideal nos supermercados e levei algumas pra Jundiaí onde fizemos a receita que posto abaixo.
Beijo a todos, Cheers!

Mousse Primaveril de Damasco (Mousse Printanière d Abricot)


Ingredientes da Mousse

150g de damasco seco picado (prefira o damasco argentino que não é muito doce, se for usar o damasco turco diminua a quantidade de açúcar)
1 xíc. de chá de açúcar
2 xíc. de chá de água
1 lata de leite evaporado Ideal (Nestlé) - uma praga difícil de encontrar atualmente!
9 folhas de gelatina branca Otker amolecidas em 1 xíc. de chá de água e depois aquecidas em microondas por uns 30 segundos (fica líquido)

Modo de Preparo

Colocar os damascos picados com o açúcar e a água numa panela e cozinhar em fogo moderado até que os damascos fiquem macios (30 minutos).
Retira do fogo e bate com mixer ou em liquidificador até ficar uma geléia.
Deixar esfriar.
Bater o leite ideal na batedeira até dobrar de volume (ou triplicar). Juntar a gelatina dissolvida (já fria) e os damascos batidos (já frios) e misturar.
Colocar em forma untada com óleo e levar a geladeira até ficar firme.

Ingredientes do Molho

100g de damasco picado
1 xíc. de chá de acúcar
1 xíc. de chá de água
1 lata de creme de leite sem soro

Modo de Preparo

Numa panela, juntar os damascos picados, o açúcar, a água e levar ao fogo até os damascos ficarem macios. Retira do fogo, deixa esfriar e junta o creme de leite. Servir junto com a mousse.

9 comments:

miki w. said...

ai, pri!!! essa mousse tá com uma cara muuuito boa! e o melhor: não leva claras (nao gosto de receitas clarentas, rs)!

mas esse tal leite evaporado eu nunca ouvi falar!

besos, boa semana, miki

Pri said...

Também evito essas receitas com claras!
É difícil de encontrar, o leite evaporado é leite reduzido na quantidade de água (literalmente evaporado). Quando vc bate ele cresce tipo um chantilly bem mais leve. O bom é o da nestlé que chama Ideal, já tentamos usar de outras marcas sem sucesso para a mousse. Casas tipo Santa luzia devem ter...
Acho que essa receita deve dar certo para outras frutas também!
Bj!

Carmencita said...

Eu adoro mousses, e qdo tem uma caldinha então eu acho que fica uma sobremesa pra lá de sofisticada.Minha missão agora é encontrar o leite evaporado, não posso passar vontade he!he!

QqCoisa said...

Agora com este tempo... a pessoa quer é doces frescos hehehe Delicioso!

Registe-se grátis e faça parte do novo portal de blogs de culinária ParaCozinhar.com. Participe nos nossos concursos, inspire-se e ganhe prémios em www.paracozinhar.com !!

Pri said...

Obrigada pelos elogios a receita.
Achei leite evaporada no Santa Luzia em SP outro dia....
Bjs.

Vanda said...

Lendo seu blog ví esta receita que me parece deliciosa, e soube da dificuldade de encontrar o leite evaporado. Confesso que nào conheço esse produto, mas uma amiga que usa me disse que faz em casa:ela dissolve 7 colheres de sopa de leite em pó(54 gramas) em 1 xícara + 1,5 colheres de sopa de água (270 ml).Gele por 12 horas.Depois bata na batedeira até dobrar de volume. Não sei se vai servir para o seu doce, mas espero que sim.Bjs. Vanda.

Yukari said...

Olá Pri! Gostaria de saber se daria p/eu seguir essa receita, mas fazendo uma mousse comum, com creme de leite fresco.. E a gelatina em folha branca, seria o equivalente da gelatina em pó sem sabor? Se puder responder, aqui mesmo ou no meu e-mail: ykraoki@yahoo.com, ficarei muito agradecida! =D Adoro damascos! Tenho até uma receita de patê que é uma delícia! Se quiser eu passo! Até mais!

Valentina said...

Pri,que show esta receita. vou anotar pois é muuito tentadora.

Suzanna said...

Vou mandar esta dica sobre o Leite Evaporado que tirei do site Rainhas do Lar.

Leite evaporado
- Dica das Rainhas:

Certa vez não encontrando o Leite Evaporado no mercado, falei com a Nestlé, que me passou o seguinte e-mail que vou postar aqui na íntegra:
Se quiser, você pode substituir o Leite Evaporado Ideal em receitas da seguinte forma:
Dissolva 7 colheres de sopa rasas de Leite Molico (54 gramas) em 1 xícara de água mais 1,5 colher de sopa de água (270 ml) e leve à geladeira por cerca de 12 horas.
Após esse tempo, bata a mistura em batedeira até dobrar de volume.

http://www.rainhasdolar.com