Sunday, January 14, 2007

{receita} Salada niçoise a minha moda (rs)



Ingredientes
» 1 batata média descascada e cortada em cubos grandes
» 1 tomate picado em quartos de lua
» 1 cenoura pequena descascada e picada em nesgas
» 1/2 brócolis ninja pequeno picado em buquês
» 1/2 xícara (chá) de grão de bico cozido (opcional)
» 1 ovo cozido cortado em quartos
» folhas de alface (a quantidade necessária para forrar os pratos - dessa vez, não usei)
» 1 lata de atum escorrido

para o molho:
» 3 colheres (sopa) de vinagre tinto
» 2 colheres (chá) de mostarda dijon
» 3 colheres (sopa) de azeite
» sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer
Cozinhe todos os ingredientes com um pouco de sal. A batata e a cenoura podem ser cozidas juntas. Escorra os legumes e reserve.

Prepare o molho misturando o vinagre, a mostarda, o sal e a pimenta. Adicione o azeite aos poucos e mexendo sempre para emulsionar.

Coloque todos os ingredientes, exceto o alface, em uma tigela, acrescente o molho e misture bem para que este se incorpore aos legumes.

Forre um prato com o alface e espalhe um pouco do molho sobre ela. Coloque o atum no centro do prato e distribua os legumes ao redor. Regue com azeite.

A versão "oficial" não leva grão-de-bico e o tomate não é misturado junto com os legumes. Desta vez, não coloquei os ovos também. Esta salada permite uma variação enorme de ingredientes, dependendo do que você tiver à mão na hora. Como bem disse a Karen, é uma refeição completa, dispensando outro acompanhamento. Na verdade, eu fiz é uma bela de uma mistureba. Se você quiser saber como é uma salada niçoise de verdade, é melhor dar uma olhada na receita da Karen (rs)!

Sugestão
Ótimo para dias quentes e também para quando você está meio enjoada, procurando uma comidinha leve!

Serviço
Adaptada da receita da querida Karen!

Bônus Track
Quer saber a historinha?

18 comments:

Cinara said...

Oi, Miki! Nós temos várias "amigas virtuais" em comum, mas esta é minha primeira visita ao seu blog. Primeiro, eu adorei as suas fotos! Segundo, amei o seu post anterior sobre a Valentina. Ela também é minha "ídala"! (Entrei em crise quando ela demorou para comentar no meu blog pela primeira vez...) E terceiro, curti demais o seu jeito descontraído de escrever. Voltarei sempre, com certeza!

miki w. said...

oi, cinara!

seja muito bem-vinda e obrigada pelos elogios :-)!

dei uma passada no outro dia muito rapidinho no seu blog (cliquei no comment q vc fez em algum blog - rs). achei bastante curioso que vc tenha um blog sobre a culinária americana.

fico feliz q vc tenha gostado das fotos. muitas delas foram tiradas pelo meu marido (as sem créditos são minhas mesmo).

a valentina é uma fofa, né?

beijos e até +!

miki

Anonymous said...

Miki, que salada boa, amiga!

Tenho 2 livros em que aparece a receita desta salada, mas ainda não fiz. Gosto da mistura de cores, vou experimentar!

Beijo!

Karen said...

Adorei a sua versão! Dá uma refeição completa, adoro grão de bico!

Akemi said...

Miki-chan, que salada mais colorida e apetitosa! Ouriçou-as (vc sabe quem! rsss). No calor dá vontade só de comer coisas fresquinhas ne!

miki w. said...

Pat, faça sim, é leve, saborosa e fácil! Gosto bastante de pôr azeitonas pretas, mas, ontem, esqueci :-p!

Karen, queria preparar algo rápido e leve e com o que eu tinha à mão, daí me lembrei da tua saladinha! Fiz a maior mistureba, tenho dúvidas se ainda dá para chamar de niçoise - rs. Eu também adoro grão-de-bico, se deixar como puro um atrás do outro, uma loucura!

Akemi, é assim mesmo! Até q o calor tem dado uma trégua, não estou esborrachada derretendo pelos cantos (rs). Mas essa salada é ótima sim para o verão!

beijinhos a todas,
Miki

Anonymous said...

Que delicia de versao, Mili! Super leve, colorida e saudavel. beijaoo,

miki w. said...

fer, eu tb gostei, mais um lugar para usar grão-de-bico q eu adoro hehe!

Regina said...

Pratinho light e saudável...tem coisa melhor? bjs

miki w. said...

não é mesmo, regina ;-)?
beijinhos, miki

Eli said...

Que delicia de prato Miki, nesses dias quentes não precisa mais nada. Está tão apetitoso!

Anonymous said...

hmmmm também tenho paixão por grão-de-bico e sua saladinha está espetaculinda!
:)

Daniela said...

Miki, adorei a receita e farei pois é ideal nesse calorzão.
Só hoje descobri o seu blog vê se pode.
Beijão

miki w. said...

eliana, fiz uma mistureba espetacular, mas ficou bom de sabor e de olhar tb rs!

dadi, espero q td tenha corrido bem com a sua mudança :-). essa saladinha é uma boa pedida para dias em q a preguiça impera ou em q temos muito trabalho e não podemos nos deliciar horas na cozinha!

oi, daniela! seja bem-vinda! eu tenho uma constelação de blogs, não é de admirar q vc não tenha achado o cabeça-gorda antes ;-).

beijinhos a todas,
miki

Elvira said...

A Karen é uma referência. :-)

Essa sua saladinha é óptima. Parece-me bem saudável e gostosa.

Valentina said...

Este brócolis ninja já me fez rir. Imaginei um monte de brócolis judoca..sei, sou tola assim mesmo.Faço associações bem infantis.Yahhh..! cra...rss..

miki w. said...

hahaha, não é valentina?
mas vamos combinar q brócolis-ninja tb é um nominho encardido, vai! eu achava q era piada, mas não é q o bicho chama isso mesmo? bizarro é pouco!

ps: eu adoro associacoes infantis, faco o tempo todo (acho q vou ser uma crianca crescida pra sempre :-)

miki w. said...

elvira, ela é mesmo, não?
e, além de tudo, um amor de pessoa!
beijinhos, miki