18.mar.2008um punhado de
foodbloggers assistiram a uma sessão de pré-estréia do filme
estômago de marcos jorge e alguns deles se encontraram ao vivo pela primeira vez! a festa teve início ali.
19.mar.2008inspirados pela trama, eles foram convidados a preparar duas receitas que tivessem algum tipo de ligação com a trama. o desafio estava lançado.
26.mar.2008deadline para a entrega das receitas!
a maquininha da menina inventora aqui começou a rodar, a rodar, a rodar. passei as coordenadas do filme e da proposta para a pri, amiga querida que divide o cabeça-gorda comigo, para que cada uma propusesse uma receita. como ela mora fora, infelizmente não pôde assistir à pré-estréia.
com feriado de páscoa no meio do caminho e as deliciosas visitas familiares, infelizmente, a pri declinou do convite. mas adianto que ela tem uma ótima idéia que será postada em breve ;-), certo, pri?
de minha parte, continuei as pesquisas criativas que sempre faço em qualquer trabalho e pensei em três linhas de atuação:
1. comida com inspiração botequeira, já que o primeiro lugar onde raimundo trabalha é um boteco podre, rs. no filme, a coxinha que ele faz fica célebre, vira petisco disputado e o mais pedido no lugar. então, uma idéia seria inventar algo nesse clima botequeiro.
2. "cantina chique": como outra ambientação do filme é uma tratoria phiiiiina, pensei que este poderia ser um segundo caminho. talvez uma invenção de sobremesa com inspiração italiana seria uma boa pedida, já que os pratos salgados são a tônica da trama.
3. cozinha inventiva na prisão: uma terceira ambientação cabeça-gorda é a prisão, onde nonato canivete acaba virando o "cozinheiro oficial dos companheiros de cela" e transformando o péssimo grude que chega em quase-banquetes. nessa linha, caberia a cozinha inventiva, com ingredientes que você tem à mão no melhor estilo "abro-a-geladeira-e-invento-algo-gostoso-com-o-que-está-disponível" (rs).
como petiscos botequeiros não são o meu forte e muitas vezes eu tenho que fazer uma "cozinha inventiva" no dia-a-dia, acabei optando pela linha "cantina chique". mas como eu gosto de inventar moda (estrelando: miki, a menina terror hahahaha), pensei em propor um "
menu du jour" para a cantina boccaccio!
tudo bem que o
menu du jour é um clássico da frança, mas acho ótima a idéia de poder fazer um almoço completo por um preço bacaninha. além disso, é uma oportunidade também para o chef ou o cozinheiro poderem testar suas receitas antes de a lançarem definitivamente nos cardápios. e, para arrematar, combina muito com o clima descontraído do filme e do brasil.
o primeiro prato que elaborei foi o prato principal: uma "polenta com ragu de lingüiça defumada ao perfume de erva-doce". fiquei em dúvida se a chamava alternativamente de "polenta com ragu de lingüiça defumada e legumes crocantes". gosto dos dois nomes e não consigo me decidir, rs!
a partir dele, pensei na entrada e na sobremesa. como era um prato com muita personalidade e sabores marcantes, eu quis algo suave para iniciar e finalizar a refeição. uma entrada suave que preparasse o caminho para o prato principal sem competir com ele. então, propus um "creme verde" feito a base de legumes guarnecido com um fio de creme de leite.
para finalizar, queria algo à base de frutas, para não tornar a refeição muito pesada. mas não poderia ser uma fruta
in natura pura e simples, pois eu queria um toque de sofisticação. partindo dessa premissa, lembrei-me de uma maçã cozida que eu sempre faço como guarnição de assados e, com base nela, elaborei as "princesas-maçã em sopa de baunilha".
então, vamos às receitas?
ENTRADAcreme verde
ingredientes» 1/2 couve-flor pequena picada grosseiramente
» 1 abobrinha italiana picada em cubos
» 2 batatas médias
» 1/2 cebola picadinha
» 2 dentes de alho amassadinhos
» 2 colheres (sopa) de azeite
» 2 colheres (chá) de caldo de legumes
» 1 colher (sopa) de sopa de cebola
» sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
» água o quanto baste
» creme de leite e ramos de salsinha para guarnecer
modo de preparonuma panela grande, cozinhe a abobrinha e a couve-flor com um pouco de sal até ficarem macias, quase desmanchando.
em outra panela, cozinhe as batatas com um pouco de sal até ficarem macias.
acomode todos os legumes no liquidificador e acrescente água o suficiente para bater. deve ficar cremoso e não muito aqüoso.
refogue a cebola e o alho no azeite até ficar transparente. junte os legumes liquidificados, o caldo de legumes e a sopa de cebola. deixe apurar o sabor, mexendo de vez em quando. corrija os temperos se necessário.
monte a entrada em xícaras de chá, enfeite com um fio de creme de leite e um ramo de salsinha.
tempere com um pouco de pimenta-do-reino moída na hora.
PRATO PRINCIPALpolenta com ragu de lingüiça defumada ao perfume de erva-doce
ingredientes para o ragu» 3 colheres (sopa) de azeite
» 1 cebola cortada em meia-lua fininha
» 2 dentes de alho amassadinhos
» 1 lingüiça defumada (paio, calabresa, portuguesa ou outra de sua preferência) cortada em rodelas e depois em 4 partes
» 1 xícara (chá) de cenoura em cubinhos pequeninos
» 1 xícara (chá) de erva-doce em cubinhos pequeninos
» 4 tomates italianos sem pele cortados em cubinhos
» 1 colher (chá) de pimenta calabresa
» sal a gosto
» 2 colheres (chá) de caldo de legumes em pó
ingredientes para a polenta» 4 xícaras (chá) de água
» 1 envelope de caldo de carne em pó
» 1 xícara (chá) de fubá
» 1 colher (sopa) de manteiga
» 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
» sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
modo de preparo: raguaqueça o azeite em uma panela grande, junte a cebola e o alho e refogue até ficar transparente.
junte a lingüiça e deixe fritando até ficar bem douradinha. vá mexendo constantemente para não queimar. junte os legumes e a pimenta e refogue um pouco. por último o tomate com o sal e o caldo de legumes. junte um pouquinho d'água e deixe o suficiente para o tomate desmanchar um pouco. reserve em lugar aquecido.
modo de preparo: polentamisture o caldo de carne na água e leve a ferver. adicione o fubá aos poucos e misture com a ajuda de um
fouet para evitar a formação de grumos. caso fique empelotado, você pode utilizar o
mixer para que a mistura fique homogênea. salgue e cozinhe em fogo brando por cerca de 20 minutos. corrija os temperos se necessário e acrescente a pimenta, a manteiga e o parmesão.
caso não queira fazer a polenta em casa, você pode utilizar as misturas prontas, mas a textura ficará um pouco comprometida, a menos que você use as misturas italianas. nesse caso, use a proporção 1:4 (1 porção de mistura para cada 4 de água).
se a polenta - em ambos os casos - ficar dura, você pode acrescentar um pouco mais de água fervente para chegar ao ponto desejado.
montagemmonte uma cama de polenta em pratos fundos e, por cima, distribua uma generosa porção de ragu fumengando.
leve à mesa acompanhado de azeite e parmesão ralado.
SOBREMESAprincesas-maçã em sopa de baunilha
ingredientes para as maçãs cozidas» 3 maçãs pequenas (as menores que você conseguir encontrar)
» 1 copo de água
» 1 colher (sopa) de açúcar
» 6 colheres (chá) de geléia de framboesa (ou outra geléia vermelha de sua preferência)
» raspas de castanha-do-pará para guarnecer
ingredientes para a sopa de baunilha» 3 gemas peneiradas
» 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
» 200ml de leite
» 1 colher (chá) de essência de baunilha
» sementes de papoula para guarnecer
modo de preparo: maçãsdescasque as maçãs, corte ao meio retirando o pedúnculo e o fundo da maçã. faça uma cavidade no centro de cada metade utilizando o aparelho de retirar semente de modo que fique uma bolinha perfeita.
misture a água com o açúcar numa panela grande o suficiente para acomodar todas as maçãs sem empilhá-las. leve ao fogo. assim que ferver, abaixe o fogo e deixe tampado. vá vigiando o cozimento. caso necessário, acrescente um pouco mais de água. cozinhe até que fiquem macias e levemente amareladas. vire as maçãs para que "dourem" por igual na metade do cozimento. reserve.
modo de preparo: sopa de baunilhabata, com a ajuda do
fouet, as gemas e uma das colheres de açúcar até obter um creme espumoso e esbranquiçado.
aqueça o leite com o restante do açúcar e a baunilha, sem deixar ferver. deve ficar apenas morno. junte um pouquinho à mistura de ovos tomando cuidado para não talhar.
verta essa mistura na panela do leite e retorne ao fogo, mexendo levemente e no fogo muito brando. não deixe ferver em hipótese alguma. retire do fogo, deixe esfriar e leve para gelar.
montagemnum prato fundo, acomode três metades das maçãs cozidas no centro do prato. cuidadosamente, recheie os buracos com a geléia de framboesa com a ajuda de uma colher de chá. salpique um pouquinho das raspas de castanhas-do-pará.
com muito cuidado, derrame um bocadinho da sopa de baunilha ao redor da composição. guarneça a sopa com as sementes de baunilha e sirva em seguida!
sugestãoa polenta fica ótima acompanhada de um bom vinho tinto seco: um cabernet ou um bordeaux por exemplo.
e a sobremesa também pode ser acompanhada de um vinho de sobremesa como um moscato d'asti!
bon appétit!