Friday, July 13, 2007

um almoço multi-cultural!

Acabo de chegar da Galeria Vermelho. O almoço é bem mais tranqüilo do que os jantares. Até porque muitas das performances estão em montagem para funcionar apenas à noite.

Da primeiríssima vez em que falei com a Teresa, tinha sugerido a ela de cozinhar um franguinho bêbado, mais uma vez uma receita postada primeiro pela Tina e depois pela querida Karen (que foi a minha primeira inspiradora para o blog Cabeça-Gorda!). Veja mais detalhes aqui. O frango bêbado é uma receita mexicana, mas não dessas tex-mex que temos mais comumente por aqui. Como conta a Tina, é uma receita mais do dia-a-dia ou do interior.

Então, depois dos desencontros, a Teresa sugeriu que eu preparasse essa receita no almoço da sexta e ela faria uma lentilha e mais um arrozinho para acompanhar. O legal do Cozinha é que tudo é dinâmico e nada é imutável.

Qual não foi a minha surpresa quando, ao chegar na galeria, encontro o Malisse por lá. Ele é um antropólogo francês que conheci lá na minha pós em moda no Senac. A Cris M., coordenadora do curso, convidou-o para dar uma palestra na qual ele falou sobre uma pesquisa que fez acerca do hábito do banho. Hoje ele dá aula na USP Leste ministrando disciplinas de moda e arte.

Malisse foi para fazer uma ratatouille, nada mais apropriado nesses tempos de estréias animadas, não é mesmo? Além disso, é um prato típico francês, pas mal ser preparada por um legítimo francês, não é mesmo? O engraçado é que eu nunca havia imaginado uma ratatouille para acompanhar o frango bêbado, mas não é que combinou? Além do mais, foi uma delícia dividir o fogão e as panelas com o Malisse, que é um cozinheiro de mão cheia!

A Teresa, por sua vez, fez uma deliciosa sangria com uma receita recém-achada na nossa querida internet.

Assim que terminei o preparo do franguinho e o coloquei no forno, resolvi preparar uma torta de banana ("aquela" que a menina que gosta de harmonizar tudo e que mora dentro de mim não me deixou fazer ontem, rs) de sobremesa. A receita é a mesma, apenas trocando as maçãs pelas bananas que envolvi com um pouco de canela e açúcar. Outro nome bastante popular dessa sobremesa é crumble de maçã.

Como não havia uma travessa grande, as porções sobremesarianas foram módicas, deixando todo mundo com gostinho de quero mais! E alguns com gostinho de quero algum. Desculpe, galera! A Teresa deu o toque especial oferecendo creme de leite para acompanhar a danadinha!

[isabela ajudando no preparo da sangria ao lado do frango bêbado (já pronto) e da torta de banana (para assar)]

Pra arrematar, um bom café com um segredinho: uma pitada (generosa) de canela por cima do pó. E ah! uma dica da mammy: para um café nem forte e nem fraco (eu sempre fazia no olhômetro e claro que o meu café sempre oscilava :-p), use como medida um copo (requeijão) de água e duas colheres (sopa) cheias de pó.

Fiquei muito feliz com a presença dos meus amigos Sergio F. e Júlio, além da Denise P. que, infelizmente, não pôde ficar para a melhor parte, a da comilança! Além disso, foi uma honra conhecer e servir a Lia Chaia (artista plástica) e o Edu Brandão (fotógrafo, um dos donos da Vermelho).

[adelita recebendo o primeiro prato que saiu do CC do Malisse]


Por fim, interagimos com a Adelita, performer do "Encubo-me". Adelita está encubada em um aquário pelos cinco dias de Verbo 2007. No pequeno cubo, uma cama, uma bacia de porcelana, um criado-mudo com um grande livro de anotações. Ela se comunica com as pessoas apenas através da escrita. A Isabela, auxiliar da Tereza no Cozinha foi perguntar se ela gostaria de um prato da nossa cozinha e ela ficou encantada!

Olha só que bilhetinho lindo ela nos deixou quando o Malisse foi buscar o prato:



É isso aí, pessoal! Hoje à noite eu não estarei por lá (infelizmente), mas vai rolar uma performance de Antoine Poncet e Lucia Rosa, não percam!

Até amanhã!

Ah, sim, quase ia me esquecendo, para quem quiser, as receitinhas:
» do frango bêbado
» da torta de maçã

[é nóis! ~ foto por Isabela]


BÔNUS TRACK
» post da Teresa sobre o almocinho com mais fotos

2 comments:

Carango Sá said...

ei miki, adorei estar contigo nessa quizumba culinária cultural
foi lindo!
parabéns!
bjos do pique!
www.carangosa.blogspot.com

miki w. said...

pique, legal te ver por aqui :-).
tb adorei estar com vcs lá no cozinha! espero q nos encontremos mais vezes.
bjs, miki