Saturday, September 30, 2006

{receita} Bombocado de Fubá - da Mamãe!



Ingredientes
» 3 ovos
» 2 xícaras (chá) de açúcar
» 1 1/2 xícaras (chá) de fubá
» 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
» 3 colheres (sopa) de manteiga derretida no leite
» 1 colher (sopa) de fermento em pó
» 4 colheres (sopa) de queijo ralado (50g)
» 4 xícaras (chá) de leite

Modo de fazer
Bata no liquidificador os ovos por uns 5 minutos. Acrescente o açúcar aos poucos.

Misture fubá, farinha, queijo ralado. Reserve.

Adicione aos poucos e alternadamente a mistura de farinha e o leite. Por último, acrescente o fermento.

Desligue o liquidificador e verta a mistura (fica bem líquida) em uma fôrma untada e enfarinhada. Forno moderado. Espere esfriar completamente para desenformar.

A parte de baixo fica um bolo e, por cima, uma camada deliciosa de creme. Divino.

Dicas
» Eu gosto de usar a fôrma de bolo inglês (média) para assar esse bolo. A camada de creme fica grossa, uma delícia! Mas, neste caso, ele demora mais para assar (no meu forno, cerca de 1 hora).
» E, ah, sim, eu uso uma xícara de chá pequena para as medidas, sob o risco de não caber tudo no copo do liquidificador (rs)!

Sugestão
Ótimo para o café da manhã ou lanche da tarde e, como todos os doces que levam fubá, deliciosamente acompanhado por um café fumegante!

Bon appétit!

11 comments:

Akemi said...

Eu amo este tipo de bolo, Miki! Vou experimentar fazer da próxima vez que comprar fubá. Comprei outro dia um pacote e foi tudo para o lixo! :(
Fiz uma receita de broa e o resultado foram pedras! kkkkkk

miki w. said...

hahaha, vixe, akemi!
acho q todo mundo tem seu "bad hair day" na cozinha.
esta semana, eu estava com mãos de bruxa na quarta... tudo q fiz deu errado :-p! dá um ódio!
bjs, experimente o bombocado sim, é uma delícia e o melhor - hiper fácil de fazer!
boa semana p/ vc!
miki

Karen said...

Sabe que fazia um tempão que eu estava procurando essa receita? Eu chamava de bolo meio pudim, comia nas reuniões da escola!

Akemi said...

Olhando direito para a foto que reparei que tem umas galinhas no barrado do pano! Amei! Tu que fez???
E este descanso de garfo é muuuuuito fofo! Hoje estava a perambular numa loja de presentes e vi um igualzinho, de salsichinha!

miki w. said...

ah, karen! que bom!!! e esse é muuuito fácil, vai pouca manteiga, acho perfeito - rs!

akemi, as galinhas são fofas, né? uma das poucas coisas aqui de casa q não fui eu quem fiz (rs). a mãe de uma amiga fez e eu comprei vários uma época. só uso para enfeitar, não tenho coragem de enxugar a louça com eles! são tão lindos!

bjs nas duas, miki

Anonymous said...

Miki, passei pelo blog da Valentina pra ver as novidades e acabei aqui no seu blog. Que delicia de blog menina!!! Amei este bombocado e amanhã mesmo vou fazer! Obrigada por compartir estas gostosuras. Cariños.

miki w. said...

oi, itza! seja muito bem-vinda! o q eu amo nesse bombocado é a facilidade, muitíssimo prático. e, fazendo na fôrma de bolo inglês, o creme fica mais acentuado, divino!
bjs e depois conte o q achou!
miki

Valentina said...

Miki qureida, que lindo. E parece mujito gostoso. posso fazer tambem?

miki w. said...

seria uma honra, minha querida! o bom é que simplérrimo de fazer. faça e depois me conte se gostou!

beijocas, miki

Anonymous said...

Amei este Bombocado da Mamãe!!
Não tinha queijo, coloquei coco ficou bom demais!!!!!!!!!!
obrigada!!!!! Bia.Ktà

miki w. said...

Ktà, com coco deve ter ficado ótemo também! q bom q vc gostou da receita, ela é tão facinha né ;-).