Monday, June 15, 2009

{receita} bolo de milho


uma lombriga louca me obrigou a fazer um bolo de milho.

dei uma gugada por aí e acabei me decidindo por esta receita que achei aqui pela sua, digamos assim, excentricidade. bom, pelo menos eu nunca tinha imaginado usar milharina numa receita de bolo.

claro que eu sou terrível e mexi na receita (6), mas ainda assim não fiquei satisfeita, o que significa que, da próxima vez, vou mexer novamente (menos óleo, usar milharina mesmo - usei polentina que leva sal na composição e o sabor ficou comprometido - e quem sabe leite de coco).

abaixo, descrevo exatamente como fiz:

ingrediente
» 2 xícaras (chá) de milho verde (usei milho congelado, deixei de molho na água fria por uns 15 minutos antes de empregar)
» 3/4 xícara (chá) de óleo de milho
» 2 ovos
» 2 xícaras (chá) de leite
» 1 xícara (chá) de açúcar demerara
» 2 xícaras (chá) de milharina
» 1 colher (sopa) de fermento em pó
» 50g de coco ralado

modo de fazer
numa tigela grande, misture açúcar, milharina, fermento e coco. reserve.

no liquidificador, coloque, nesta ordem: ovos, leite, milho, óleo. bata bem.

verta a mistura líquida na mistura seca reservada e mexa com o auxílio de um fouet ou colher de pau até ficar homogêneo. a massa fica bastante líquida.

deite a massa numa forma untada e enfarinhada.

leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. para saber quando está assado, faça o teste do palito. o bolo não cora muito.

um agradecimento muito especial à querida tina de quem ganhei as forminhas onde fiz os bolinhos que aparecem na p(h)oto!

5 comments:

flavito said...

Hummm deu uma vontade de uma nesga deste bolo lindo com café quentinho.
Adoro ver você praticando "alta gastronomia".
beijon

miki w. said...

oi, flavito!

hihi. gostaria que vc fosse meu vizinho pra gente tomar café da tarde com bolo, papear, tricotar e dar muita risada!

beijocas, miki

Letrícia said...

Que charme é esse bolinho, Miki - nessas forminhas fofas, então... Adorei o fato de usar milharina e milho verde, vou prepará-lo amanhã, mesmo :-)

Beijos!

Janna Joaninha said...

que delíciaaaaaaaaa e que LINDAS SUAS FORMINHAS!! tbm quero uma iguaaalll ehhehe

miki w. said...

oi, letícia! a receita é facílima de fazer pá-pum, mas da próxima vez vou fazer questão de usar a milharina porque a polentina deixou uma nota de sal no bolo... se bem que a receita original pedia milho verde em lata que daria o mesmo efeito. um amigo adorou exatamente por isso, mas eu esperava outro resultado, rs. depois conte se gostou!

janna, as forminhas são uma coisa fofa mesmo! dá vontade de ficar assando vários bolinhos só pra poder usá-las. o duro é lavar tudo depois hihi

beijos, miki