Sunday, May 18, 2008

{receita} Mousse de Damasco


Vejo que estamos mantendo um padrão nos últimos posts....Miki manda salgados ou refeições completas e eu, sempre nas sobremesas! Mas, não pude resistir a postar essa maravilhosa receita de Mousse de Damasco que, na verdade, já se tornou receita tradicional de Natal da minha família.
Vamos a história da receita: minha mãe aprendeu essa receita num curso de culinária francesa que ela fez quando eu nem havia nascido ainda...hihihi....Tradicionalmente, ela começou a preparar a mousse nos Natais, porque é uma época que sempre teve damascos nos supermercados brasileiros. De uns 4 ou 5 anos para cá, a leite evaporada da Nestlé (ingrediente fundamental na receita), começou a ficar difícil de ser encontrada no Brasil e passamos uma temporada sem a mousse. Quando me mudei pra Argentina, reencontrei a leite evaporada Ideal nos supermercados e levei algumas pra Jundiaí onde fizemos a receita que posto abaixo.
Beijo a todos, Cheers!

Mousse Primaveril de Damasco (Mousse Printanière d Abricot)


Ingredientes da Mousse

150g de damasco seco picado (prefira o damasco argentino que não é muito doce, se for usar o damasco turco diminua a quantidade de açúcar)
1 xíc. de chá de açúcar
2 xíc. de chá de água
1 lata de leite evaporado Ideal (Nestlé) - uma praga difícil de encontrar atualmente!
9 folhas de gelatina branca Otker amolecidas em 1 xíc. de chá de água e depois aquecidas em microondas por uns 30 segundos (fica líquido)

Modo de Preparo

Colocar os damascos picados com o açúcar e a água numa panela e cozinhar em fogo moderado até que os damascos fiquem macios (30 minutos).
Retira do fogo e bate com mixer ou em liquidificador até ficar uma geléia.
Deixar esfriar.
Bater o leite ideal na batedeira até dobrar de volume (ou triplicar). Juntar a gelatina dissolvida (já fria) e os damascos batidos (já frios) e misturar.
Colocar em forma untada com óleo e levar a geladeira até ficar firme.

Ingredientes do Molho

100g de damasco picado
1 xíc. de chá de acúcar
1 xíc. de chá de água
1 lata de creme de leite sem soro

Modo de Preparo

Numa panela, juntar os damascos picados, o açúcar, a água e levar ao fogo até os damascos ficarem macios. Retira do fogo, deixa esfriar e junta o creme de leite. Servir junto com a mousse.