Thursday, July 03, 2008

{receita} Curry de Peixe, Camarão e Abóbora




Aprendi uma receitinha deliciosa com a Nigella na TV.
Como não anotei na hora em que assisti o programa, vim repetir aqui em casa improvisando um pouco .... Ficou divino!!!!
A receita é indiana, mas é a cara do Brasil nordestino com seu jerimum e camarão. E também pode ser feita em versão vegetariana, agregando cenoura, batata ou o que desejar!
Recomendo usar naquele jantarzinho pra impressionar namorado(a), sogra e mãe exigente....

Curry de Peixe, Camarão e Abóbora "Adaptado"

Ingredientes

1kg de abóbora inteira (ou 500g de abóbora limpa)
500g de salmão fresco cortado em filés e sem espinhos (pode substituir por merluza ou pescada branca)
300g de camarão limpo
Curry amarelo à gosto (eu uso de 1 a 2 colheres de café cheias)
Canela em pau (1 a 2 pedaços)
Gengibre (em pó ou ralado) - 1 col. de café
Cardamomo em pó - 2 col. de café
Caldo de peixe tailandês (Nam Pla) - 3 col. de sopa
1/2 cebola média picada
1 alho amassado
1 lata de leite de coco tailandês ou 500mg da garrafinha de leite de coco nacional
óleo pra refogar
Sal à gosto
Coentro à gosto

Modo de Preparo

Numa panela média, refogue cebola e alho até ficarem transparentes. Acrescente parte do leite de coco (se for de lata, primeiro a parte cremosa). Adicione curry, canela, genibre, cardamomo e sal. Deixe o leite de coco ferver com os temperos e liberar parte dos aromas...
Acrescente o resto do leite de coco e a abóbora cortada em cubos.
Cozinhe por mais ou menos 15 minutos, ou até a abóbora ficar macia.
Acrescente o caldo de peixe, e um pouquinho de água se precisar. Acrescente o salmão e cozinhe por mais uns 5 minutos em fogo brando com a panela tampada.
No final, acrescente os camarões crus e cozinhe por mais 3 minutos.
Pode adicionar coentro picado ao servir.
Rende 4 porções bem servidas.

Servido com arroz de jasmim ou branco é uma delícia pra esse tempo frio.

Bon appetit!

5 comments:

miki w. said...

pri, qd vc me contou ao vivo, eu já tinha achado que era bom. mas, agora, vendo a foto e lendo a receita com detalhes... nham, que fome!

adorei a parte "para impressionar namorado(a), sogra e mãe exigente" hehe.

beijinhos, fofa!
bom finde p/ vcs,
miki

Claregina said...

Olá Miki, gostaria de saber se vc quer participar de uma brincadeira que começou em alguns blogs das 10 receita q vc mais gosta (postada já blog).. aguardo sua resposta
Ps . esse prato com peixe e curry tá com jeito de estar muito suculento
bjs

Carla said...

Oi, parabens pelo blog...é bem interessante.
Vc poderia me dizer em que canal passa o programa da nigella?
Eu acho que é o GNT...é isso? Qual o horário? Obrigada.

Pri said...

Oi, Carla,

Obrigada pelo post!
O programa da nigella passa no GNT às sextas-feiras às 18h00.
Um bj,

Valentina said...

Miki, que delici....amei.