Sunday, February 17, 2008

{receita} pão de queijo do viena



não é novidade a minha verdadeira paixão pelo pão de queijo do viena. amo. amo. amo. três, dez, um milhão de vezes. a massa macia e quase sem buraquinhos de ar, densa, deliciosamente chicletenta. e a casquinha fina, fina, fina, um toque de parmesão dá uma crocância pequenina, sutil. acompanhado de um belo expresso, acho a dupla mais-que-perfeita.

pois não é que no ano passado, tomando um cafezito acompanhado desse maravilhoso tesouro, meus olhos se detiveram num livrinho marotamente exposto no balcão: "Viena: comida de casa fora de casa". É claro que já parti pra folheá-lo, deliciando-me com as fotos, muito bem produzidas e, maravilha das maravilhas, algumas das receitas da rede. virava as páginas com certa urgência, até que me detive na de número 92, a que me deu a certeza indubitável de que, sim, era um livro que iria habitar a estante cozinheira da minha casa =)!

com vocês, a beleza dos pãezinhos, que já fiz várias vezes aqui em casa:

(ah, sim, e as minhas desculpas à pri e ao professor david pela demora na publicação da receita > <)!

ingredientes
» 400g de batata cozida e espremida
» 500g de queijo meia-cura moído
» 450g de polvilho doce
» 2 ovos
» 1/2 colher (chá) de fermento em pó
» 1/2 colher (chá) de sal
» 75ml de óleo
» 75ml de leite quente
» queijo parmesão ralado para polvilhar

modo de fazer
Bata o ovo, fermento, sal e óleo e reserve.

Misture o polvilho com o queijo. Junte a batata e mexa até ficar homogêneo. Faça um cova no centro e despeje ali a mistura de ovos. Mexa bem e adicione o leite aos poucos.

Amasse vigorosamente com as mãos até obter uma massa lisa (como eu sou fraca pra essas coisas, recorro à batedeira, utilizando as pás de amassar pão :-p).

Faça bolinhas com as mãos untadas de óleo. Disponha em uma assadeira guardando alguma distância entre elas para que os pãezinhos não grudem. Polvilhe com o parmesão e leve a assar em forno pré-aquecido a 180ºC até que fiquem douradinhos (cerca de 20 minutos).

sugestão
bom a toda hora. ótimo belisquete. mas mais maravilhoso assim que acaba de ser feito e sair do forno. ótimo companheiro do requeijão com salame (acho esse casamento tão perfeito com o pão de queijo!). também fica feliz com uma manteiguinha boa, escorrendo logo ao sair do forno. nham! me deu fome!!

dica
- o queijo meia-cura não é encontrado facilmente no supermercado. eu gosto de comprá-lo na feira e peço pro moço ralar na hora pra mim =). com parmesão não fica a mesma coisa :-(...
- às vezes, preciso de umm pouco mais de leite para poder amassar a massa
- nem sempre polvilho o parmesão (como vc pode ver na foto!)
- pode ser congelado: faça bolinhas e congele "em aberto" por um dia. depois, é só guardar em uma vasilha tampada.
- ah, sim! além das receitas em si, o livro tem um texto muito gostoso (pudera, é ignácio de loyola brandão) contando a trajetória da rede em pouco mais de 30 anos de existência.

serviço
Receita original de:
Viena: comida de casa fora de casa
Texto Ignácio de Loyola Brandão
DBA

{receita} bolo invertido de banana da tina



muitos perfumes invadem a minha cozinha agora.

faço um alhinho assado pra comer de entrada antes do jantar, que vai ser tarde. o perfume que exala do alho é algo maravilhoso, quase sublime.

chove gostoso lá fora (adoro a chuva, adoro seu barulho, seu molhado e as possibilidades infinitas da dança dos guardas-chuvas).

o horário de verão acabou.

mas, antes do jantar, fiz um lanchinho da tarde. ou melhor, da quase-noite, rs!

e, pra isso, eu já estava com más intenções pra cima de umas bananas que repousavam, repimpadas de tão maduras na minha fruteira. tipo juntou a fome com a vontade de comer, pois, sem eu mesma ter percebido, um tal de bolo invertido de banana, postado pela querida valentina tinha me fisgado também.


nossa, o que é esse bolo? eu tinha achado que, sim, ele ficaria bom, mas ele conseguiu superar TODAS as minhas expectativas dez vezes! que maravilha de texturas: a massa bananenta, o adocicado aqui e ali das passas bêbadas e o macio-resistente encontro com os pedacinhos do nozes... como gosta de dizer o gumpa: "made in hell".

tina querida, amei o bolo. já planejo as outras vezes em que farei novamente. uma semana cheia de surpresas agradáveis e sabores deliciosos pra ti, preta!

ingredientes
» 100g de passas brancas (você pode usar as pretas, mas acho que as brancas são especiais. sempre fiz bolos de banana com passas pretas e achei a combinação com passas brancas surpreendente!)
» 50ml de rum (como eu não tinha, usei licor de cacau)
» 4 a 5 colheres (sopa) de glucose de milho (usei karo)
» 50g de margarina em temperatura ambiente
» 50g de açúcar demerara
» 1 ovo
» 1 colher (chá) de essência de baunilha
» 4 a 6 bananas nanicas (1 a 2 mais firmes e as demais bastante maduras: quanto mais maduras, mais saboroso ficará o bolo)
» 175g de farinha de trigo
» 1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
» 60g de nozes pecã (como eu não tinha, lancei mão das normais mesmo)

modo de fazer
Deixe as passas de molho na bebida por, pelo menos, 30 minutos.

Unte generosamente uma fôrma de bolo inglês (10,5 x 24cm) e forre o fundo com um pedaço de papel alumínio.

Corte as bananas mais firmes transversalmente em fatias finas e forre o fundo da fôrma. Regue as bananas com a glucose de milho. Reserve.

Junte a farinha coada com o fermento em pó e reserve.

Bata a margarina com o açúcar, junte o ovo, misture bem. Coloque a baunilha e misture. Junte as bananas previamente amassadas e misture mais uma vez. Vá colocando a mistura de farinha aos poucos, mexendo delicadamente. Jogue as passas com o restante da bebida que sobrou no copo. Mexa apenas para agregar. Por último as nozes.

Despeje a massa sobre as bananas reservadas, cuidando para que estas não se mexam muito.

Forno moderado (180ºC) por cerca de 40 minutos. Para saber quando está bom, faça o teste do palito.

sugestão
maravilhoso para um chá da tarde. Perfeito companheiro para o chá (mais do que o café, na minha opinião). Tomei o meu com earl grey aromatizado com limão siciliano.


dica
de jeito nenhum prescinda das nozes, elas dão um toque diferente e muito pessoal ao bolinho. Eu quase não coloquei, mas, sabendo do resultado agora, não dá mais pra abrir mão delas =)! Quero testar com castanhas do pará (minhas favoritas!) de uma próxima vez!

serviço
adaptada do Trem Bom, blog da querida Valentina, a musa inspiradora de muitos de nós!